A ACTRIZ SÓCRATES

Representa a última cena, no último acto, com o seu derradeiro papel infando, triste e inglório, de sorriso nos lábios, lendo do teleponto até ao fim, como absoluto e acabado fingidor-fiteiro. Há histeria no adeusinho, Portugueses. Aí vai ele a gozar os milhões que lhe permitirão ser feliz nos próximos anos. Entretanto, no antro-Altis onde os jornalistas finalmente fazem perguntas ao saforil Primadonna, pergunta-se finalmente sem medo, sem constrangimentos, apesar do pessoalzinho ululante que ali intimida quem forceja por interrogá-lo lá, onde mais lhe dói: pendências com a Justiça apenas sustidas pelo guarda-chuva Pinto Monteiro. Portugal está oficialmente desinfectado de uma ditadura ilusionista, devastadora, atrevida. 

Comments

Anonymous said…
Foi uma falta de profissionalismo tremenda da tvi ... o povo escolheu... mas há de amargar a sua escolha... como disse o senhor... a historia julgará...
Anonymous said…
O que há a amargar é o passado só-traste.
capbleque said…
Parabens Portugal. Só me ocorre Sofia de Mello Breyner..." Esta é a madrugada que eu esperava..."
Anonymous said…
Adeus grande dinamismo, capaz de percorrer a distância entre a promessa de 150 000 empregos e a certeza de 900 000 desempregados, uma taxa de desemprego de 12,6%, a pior desde que há registo. Adeus grande humorista que disse, famosamente, que uma taxa de desemprego de 7,1% é bem o sinal de uma governação falhada - e aos 10% ainda ficou. Adeus também em nome maior vaga de emigração dos últimos 50 anos, e adeus pelos mais de 7000 inscritos nos centros de emprego que todos sairam do país e não podem dizer adeus pessoalmente. Adeus vigor que levou a nossa dívida externa desde os 40% do PIB de 1995 até aos 230% de hoje. Adeus determinação que ergueu a dívida pública até aos 100% do PIB. Não contando com os 60 mil milhões de euros das PPPs, que são 35% adicionais. E não contando com as dívidas das empresas públicas que são mais 25% do PIB. Adeus grande experiência e rigor, capaz de prever em Julho de 2009 que o défice ficaria em 5,9% - mas afinal foi 9,4% -, e capaz de prever que o défice de 2010 ficaria «bem abaixo dos 7,3%» - mas final foi quase 10. Adeus patrono de 349 institutos públicos e não sei quantas fundações, mais não sei quantos milhares de boys, mais não sei quantos milhões em soldos. Adeus grande educador que deixa a terceira pior taxa de abandono escolar da Europa, centenas de carcassas de Magalhães, e Novas Facilidades em todos os graus de ensino. Adeus campeão do estado Social, que taxou o SNS, cortou salários, reduziu pensões, retirou subsídios aos desempregados. Adeus optimismo capaz de ver crescimento recorde onde afinal estava recessão. Adeus habilidade para assinar um acordo de ajuda internacional, e depois jurar em público que não subscreveu o que subscreveu. Adeus malabarista de prazos, adeus jongleur contabilístico. Adeus, grande propagandista. Adeus, grande homem de que a história se vai rir: tão pernicioso, tão incapaz, tão mau que acabou a proporcionar a Portugal a liberalização que ele e os socialistas diziam abominar.
Obrigado pelo obus no vosso pé.
Pronto. Vai-te lá embora.
Anonymous said…
Agora prisao, ou fuzilamento sumário.
O que é que este labrego é mais do que o Ceausescu ?
Anonymous said…
Pois!
Mas a verdade é que, mais dia menos dia, temos o Primadona num qualquer lugar bem pago na UE que os amigos Durão e Merkle lhe arranjarão.
Anonymous said…
Sócrates e este PS não me deixam saudades... Fez algumas coisas correctas como as energias renováveis e alguma desburocratização da máquina publica.
Desmembrou alguns organismos que eram monumentos à preguiça, ao laxismo e à ineficiência.
O principal problema foi despesismo sem controle, compadrio, mentiras a granel e tachos e negociatas incontáveis para os boys.
O exemplo de como "as coisas funcionavam" foi o militante socialista que impugnou as eleições distritais do PS em Coimbra a quem lhe foi oferecido um JOB para se deixar estar quieto.
Lembro aos mais desatentos que era um JOBzinho na Refer, com um vencimento de 15.000 euros e mais as correspondentes mordomias em troca do silêncio.
Para uma empresa pública que está FALIDA, é um exemplo de como o PS entendia a política, e como geria os dinheiros públicos.
Depois, sempre me repugnou a protecção que o PS deu e dá a ciganos, romenos, e párias que vivem do RSI.
Não sou racista, longe disso. Não tenho nada contra ciganos ou emigrantes que trabalhem e que aceitem as leis pelas quais se regem os portugueses.
O direito à melhoria da vida é um direito que defendo e a que muitos portugueses recorreram quando emigram(ou emigraram) para trabalhar.
O P.S. não percebeu isso! Votei precisamente contra quem defende parasitas independentemente de serem portugueses que NÃO QUEREM TRABALHAR (a maioria), romenos, ciganos, brasileiros ou africanos.
Nenhum português consciente pode privar os seus filhos de lhe dar uma vida condigna para sustentar os filhos dos outros...
Quando os portugueses, racionalmente têm um ou dois filhos, não podem admitir sustentar "fábricas" de filharada que têm como único objectivo aumentar o cheque do RSI.
Espero que o futuro governo tenha isso em conta!
Os portugueses são tolerantes, solidários, mas não são PARVOS.
Numa altura e grave crise devemos implementar medidas de segurança em que quem não cumpre a lei seja severamente punido.
Devemos se for necessário fechar as fronteiras a emigrantes que nos vêm parasitar.
As entradas devem ser limitadas a um período de tempo limitado em que ou arranjam trabalho ou regressam ao seu País.
Não podemos recorrer a empréstimos do FMI/UE que TODOS iremos pagar para sustentar parasitismo.
Isto não é ser de esquerda ou de direita, é simplesmente ser racional.
Anonymous said…
Para fechar as contas com este pesadelo todo era preciso retomar os processos judiciais no ponto em que ficaram, pendurados em coisa nenhuma.
Quanto a mim, falta ainda uma continha a ajustar com uma certa figura do PSD que, a bem do "prestígio" de Portugal, entendeu dever fugir para a Comissão lançando o partido e o país todo como osso à matilha de cães do PS: José Manuel Durão Barroso.
Dizem que para ser-se felizes é preciso não ser-se rancoroso e ter a memória curta. Infelizmente, ou talvez não, eu sou rancorosa e tenho a memória comprida, por isso, espero que quando o tal personagem voltar num futuro mais ou menos longínquo para então, cheio de si, vir candidatar-se ao mais alto cargo da República, os portugueses o varram como varreram ontem o Sócrates & Cia.

Virginia
Anonymous said…
É por isso que tenho a certeza absoluta que lá bem no fundo ele queria tentar ser Presidente da República.
Anonymous said…
Este tipo tem de ser julgado e condenado por todas as sacanices que fez a este pobre país!!!

Popular Posts