Profecia













Um dia
serei pedra e óleo,
petróleo, gás,
e o mundo terá carbono para girar
êmbolo, motor, comboio,
só porque rugindo existi.

Um dia
pincéis finos varrer-me-ão, fóssil, a poeira
e os cientistas celebrarão um osso meu
ao vento no deserto mais que um nascimento
sapiens doutro bípede sobre a terra.

Um dia
palavrossauroparafrasearão o nome que me derem
e com ele escrever-se-á da dor, do amor e da fúria
e os meus dentes,
as mandíbulas ingentes com que abocanho
o que de morto encontro,
o que de vivo caço,
darão uma bela metáfora,
serão uma bela hipérbole
(nesta minha ferocidade
devoradora,
carnívora,
gigante,
veloz)
à palavra carapaça,
à palavra pele.

Joaquim Santos

Comments

Anonymous said…
Bela escavação.
Anonymous said…
Um dia não se dirá o mesmo de nós?
Anonymous said…
Um dia, todos seremos o pó que restará do que realizámos, sentimos, fomos.

Popular Posts