CEM QUILOS


O meu patrão nocturno só pode querer que eu engorde!
Desde há uns dois ou três meses que a nossa amizade se estreitou.
Somos por assim dizer grandes companheiros e cúmplices ao longo daquelas longas madrugadas e, depois, no fim de elas, ainda mais,
quando vamos por esse Porto Sombrio a meter o dente nalgum petisco.
lkj
A verdade é que a sua brasileira, que tão bem lhe fizera,
dando-lhe firmeza inicial no negócio,
contava com a sua dependência dela, espírito organizador e de controlo apertado.
Contava com a permanente e aparente fragilidade do meu patrãozolas,
mas depois quando o notou firme no negócio, firme nas orientações todas do negócio,
firme nos dinheiros do negócio e cada vez mais impermeável a ela
e ao que quisesse e dissesse, excluindo-a mais e mais da sua gestão,
a pobre e esperta mulher, por sua vez, também foi perdendo o entusiasmo
por ambas as coisas, o negócio e o homem, afastando-se desanimada.
Ele queixa-se do espírito de imigrante dela contido em todas as coisas
e com o fito no regresso que afinal nunca mais se fará porque nenhum imigrante regressa,
crisálida híbrida entre uma identidade de partida, uma intermédia e nenhuma de chegada.
Ela queixava-se-me do quanto ele insolitamente a afastava de tudo.
lkj
Sobrou para mim porque agora tenho um homem só, que fica miseravelmente só,
de quem me apiedo e a quem acompanho ou invariavelmente sou recrutado a acompanhar
para refeições completas no final das maratonas do Pub.
Quisera muitas vezes vir por aí a dormir mais cedo e ainda blogar um pouco aqui.
Estaria em casa às cinco, juro! Assim, estou em casa às sete e afrontado,
arrotando abundâncias!
lkj
É simplesmente por isso que, pela primeira vez, a minha balança não descola dos 100 kg.
E o homem lá desabafa comigo, conta-me tudo, comentamos de tudo, rimos,
desabafa de tudo e de todos, mostra-se meu amigo,
fala-me da Noite que conhece a fundo e da qual lhe sobeja a tarimba!
As casas de alterne de que foi tão useiro e experimentalício
no jogo do «paga-me uma bebida que eu digo-te que és o maior.»
e as outras casas a cuja entrada se postam uns dois ou três gorilas, cabeças rapadas,
que, como lobos, nos olham ostensivamente quando passamos, não por mulheres,
mas por um Tropical Burger, Cão tricéfalo, bicéfalo Cérbero
à entrada de um outro Hades.
lkj
Se fosse agora, nunca me passaria defini-lo como lingrinhas. Não é! Aparenta ser.
Tem força braçal admirável, é-me bastante solícito e companheiro e um ser humano
que, como todos os que o são autênticos,
estou a gostar de conhecer e de compreender melhor.
Faz, na indeclinável maioria dos casos, questão de me convocar
para lautos pequenos-almoços
e eu vou. Misericordiosamente e obesígero, vou.
Enfim, serei obrigado a espetar comigo num Ginásio, é o que é.
kjh
E agora cem quilos! Um homem, como eu, com aqueles 95 kg de Lei,
preservados ao longo de uma década
a percorrer a Judeia e a Galileia da minha Gaia Litoral, num suor militar,
está agora, aí e nisso, na sua saúde e configuração, comprometido!
lkj
Bom, com este expressivo corpanzil, inédito na minha história pessoal,
bicharoco como estou, eu, que em fracções de segundo
por vezes sufoco a minha querida em descuidos de amor
e sou então lembrado disso chumbo em mim,
de esta consistência de aço temperado em mim,
estou é a ser engordado pelo meu Patrão,
só pode ser isso, e tudo para melhor atemorizar à porta do seu Pub.
lkj
A culpa é só dele, do bom do homenzinho, que me paga a horas,
que me engorda com suculentos Hamburgers e um par de Finos nectarinos
e me mata a fome infinita e espessa ao fim de mais uma interminável madrugada!

Comments

Blondewithaphd said…
100 quilos???? What are you waiting for to get you fat a... running? Diet, gym, jogging and will be as fit as a fiddle in no time! (Now I understand the Palavrosaurus Rex simile) Gee... man...
antonio ganhão said…
Meu caro três digitos, é a madurês da idade... já não podemos crescer (para cima), usemos pois o único grau de liberdade que nos resta: cresçamos para os lados.
Joaninha said…
Bom 100 Kg é grave, mas não é gravissimo ;) e a escrever assim é até perdoavel :))
MAas pelo sim pelo não, umas idas ao ginasio garantem uma consciencia menos pesada e assim já passamos para os 99Kg o resto é facil.
Adorei
Manuel Rocha said…
Ginásio ?!

Que disparate !!!

Tira uns dias e vem até cá que te digo onde gastar o excedente...tenho aí um muro de pedra seca em curso que é a solução para o teu problema !

::)))
Tiago R Cardoso said…
este pessoal critica os 100 kg, porque ainda não viu o tamanho do nosso Joshua, não seja por isso, brevemente vamos tratar de colocar ai mais um ou outro quilo, pode ser ?

Popular Posts