Eclipse















Às vezes, o inferno é o silêncio dos outros,
o modo como se fecham e te fecham a porta do que sentem realmente
dando-te a facada da fachada, a mentira do sorriso convencional.

Às vezes, a desilusão é um vinho que se toma
e nos tomba de garrafa vazia, nas lages da rua, no teu jardim,
e o nosso ridículo, esse ridículo, é o olhar maligno, prenhe de inveja, falso
com que visas envolver-me e aprisionar-me na tua opinião de mim,
minhoca que revolve a terra,
a devora, e a defeca ou regurgita melhorada
para que melhor eu te apodreça nela.

Às vezes, não me venham falar em amizade.
Falem-me de frieza, maledicência,
confusão e solidão.

Falem-me de ignorância bestial do que somos, lá,
onde por fora se vêem exuberantes sorrisos e abraços,
desde o «Então, 'tá tudo?!» ao «Até logo!».

Às vezes, toda a fome se resume
em finalmente conversar e desabafar
como quem limpa os olhos
após um longo eclipse dos afectos
por doentes preconceitos
e erróneas opiniões.


Joaquim Santos

Comments

Anonymous said…
Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»
Anonymous said…
Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»
* said…
que gajo feio devia ser maior o eclipse

Popular Posts