ROCHA DE REFÚGIO


Salmo 31 (30)

ORAÇÃO NA HORA DE PROVAÇÃO

Em Vós, Senhor, me refugio;

não seja eu confundido para sempre!
Livrai-me pela Vossa justiça.

Inclinai para mim os Vossos ouvidos!
Apressai-Vos em salvar-me.
Sede para mim uma rocha de refúgio,

uma muralha fortificada que me salve.

Vós sois a minha rocha e fortaleza;

por amor do Vosso nome,
guiai-me e conduzi-me.
Retirai-me da cilada que me armaram,

porque sois o meu refúgio.
Nas Vossas mãos entrego o meu espírito.
Vós me resgatais, Senhor Deus da verdade.
Detestais os que adoram ídolos vãos;

eu, porém, confio no Senhor.

Exulto e rejubilo na Vossa misericórdia;
Vós olhastes para a minha aflição,

conhecestes a angústia da minha alma.
Não me entregastes na mão do inimigo,

antes, pusestes os meus pés em caminho espaçoso.
Tende piedade de mim, Senhor, porque vivo atribulado,
os meus olhos definham por causa da humilhação,

a minha alma e o meu corpo.
A minha vida mirrou-se na amargura,

e os meus anos, em gemidos.
As minhas forças foram-se perdendo na aflição;

consumiram-se os meus ossos.
Tornei-me objecto de opróbrio para todos os meus inimigos,
especialmente para os meus vizinhos;

objecto de terror para os meus conhecidos;
fogem de mim os que me vêem na rua.
Caí no esquecimento dos corações como um morto;

fui rejeitado como um vaso abandonado.

Realmente ouvi os grupos das multidões;

rodeia-me o terror.
Conspiraram contra mim, reuniram-se para me tirar a vida.
Mas eu confio em Vós, Senhor; digo confiante:

Vós sois o meu Deus!
O meu destino está nas Vossas mãos,

livrai-me das mãos dos meus inimigos e perseguidores.
Fazei brilhar o Vosso rosto ao Vosso servo;

salvai-me na Vossa misericórdia.

Senhor, não seja confundido, porque Vos invoco;
sejam confundidos os pecadores,

reduzidos ao silêncio do Sheol.
Sejam reduzidos ao silêncio os lábios mentirosos,

que falam contra o justo insolentemente,
com soberba e desprezo!
Como é grande a Vossa bondade!
Vós a reservais para os que Vos temem,

Vós a preparais para os que em Vós confiam,
à vista dos filhos do homem.
Vós os escondeis sob o refúgio da Vossa face,

longe das intrigas dos homens;
Vós os escondeis na tenda contra as línguas maldizentes.

Bendito seja o Senhor, que engrandeceu a Sua misericórdia comigo na cidade fortificada.
Eu, porém, dizia, no meu temor:

«fui expulso para longe dos Seus olhos».
Porém, ouvistes o brado das minhas súplicas,

quando a Vós clamava.
Amai o Senhor todos os seus santos;

o Senhor protege os fiéis,
mas paga em duplicado contra os que procedem com soberba.

Sede corajosos e valentes no vosso coração,
todos quantos esperais no Senhor.

Comments

Popular Posts