PINVS ERECTVS


Finalmente, amigo, regressas. E que bom é poder ler-te renovado!
Sentir o pulso ao teu pensamento, à tua ironia e bom-humor,
às aventuras em que te vais metendo,
incluindo as da memória e as da gratidão graças à memória
que nada de bom ou de mau rasura.
lkj
Acho que pertencemos ambos a uma geração
que tinha ainda vivo um altíssimo e refinadíssimo orgulho militar patriótico,
um certo brio numa Pátria de homens agarrados à terra,
pefeitos guerrilheiros, capazes de rechaçar o espanhol com uma pá padeira,
capazes de rechaçar fosse quem fosse inimigo ao murro e ao pontapé,
mas a quem, ao mesmo tempo, a vida pseudodemocrática aqui e ali
foi desencantando de defraudamento em defraudamento.
A classe política do Bloco Central falhou-nos.
Precisamos de uma repartição completa
na correlação de forças na Assembleia da República.
Ir pela Esquerda da Esquerda é urgente.
Desalojar os interesses estabelecidos e corrupção associada é um imperativo.
lkj
Tu conservas viva a Crença no Optimismo
como energia renovadora de ti mesmo e de tudo o mais.
Eu já só vejo o lado negro e irremediável de Portugal,
comigo a bordo de tal Titanic incontornável.
Preciso, também eu, de acreditar numa nova oportunidade
que me encha de esperança e de uma energia
que efectivamente energize a minha criatividade estancada
e que por agora me não permite dela viver.
Daí a luta por publicar um livro o mais urgente possível.
Um livro que tenha impacto e sucesso.
A partir da minha matéria bem sofrida da Noite.
lkj
Tenho os meus sonhos ainda vivos,
mas como que em jardins suspensos e inacessíveis babilónicos.
lkj
Penso para nós dois aquelas mercidas praias tropicalinas,
brasíliacas talvez, de um Tempo Novo e Apaziguado,
sem maiores angústias que as dos gumes e das asperezas dos matos,
que a da dureza das pedras nas escarpas que escalarmos,
fragas da aventura que superamos
e das quais maiores e melhores horizontes avistamos.
Sonho, e muito, com o meu regresso ao Consolo Absoluto de uma Missa
rezada e chorada, amada e cantada,
à limpeza tranquilia e diáfana da minha mente absorta em Deus.
lkj
Ou ainda vivo. Ou depois de morto.

Comments

Popular Posts