ANTI-LIVERPOOL

Sou Portista desde o ventre da minha mãe. Gosto de Jesus, embora lhe costume limar algumas arestas de carácter e estilo porque são fáceis de ver, interferem provocatoriamente com a saúde competitiva do meu clube, e a verdade é que adoro escrever e praticamente qualquer pretexto é um excelente pretexto. Também gosto de bom futebol, embora não esconda as minhas paixões e, logo, cegueiras naturais de quem ama, paixões crónicas e comuns ao mais arvorado em lúcido salomónico adepto benfiquista. Por aqui tenho feito imensos amigos exactamente assim: salomónicos benfiquistas por fora e compreensivelmente tendenciosos benfiquistas por dentro, caso contrário não seriam adeptos, mas vegetais com clube. Esta noite de Quinta-Santa é uma noite de Entrega, Unidade, Sacrifício, muito para além da Vida e muito para além da Morte. Por isso se chama Santa. Ela prefigura o Acto mais Poderoso, logo a seguir à Criação do Cosmos. Esta noite, der por onde der, tem de ser, e vai ser!, do Benfica. Que o Liverpool nem cheire a bola a não ser nas suas próprias redes. Muito boa sorte ao Benfica e aos meus amigos e comentadores benfiquistas! De este lado não mora, já o afirmei, um anti-benfiquista, mas um sincero, embora circunstancial, anti-liverpooliano.

Comments

Ficam-lhe bem esse tipo de sentimentos que eu, em abono da verdade, não consigo igualar.
Não sou, e penso que dificilmente serei, anti-portista. Sou e serei sempre um (quase fanático) Benfiquista e nunca um anti o que quer que seja. Agora o que acontece é que em 1987, torci, gritei e regozijei com a mágnifica vitória da Taça dos Campeões Europeus por parte do FCP, e no ano seguinte, quando o SLB perdeu na final contra o PSV e vi as imagens da baixa do Porto inundadas de energúmenos a comemorarem, jurei a mim mesmo que nunca mais na puta da vida havia de torcer pelo FCP fosse onde fosse.
E como sou homem de palavra ...

Ah ! ganhámos hoje ... mas soube-me a pouco !
joshua said…
Caríssimo, também torci pelo Benfica nessa célebre final contra o PSV. Hoje foi pouco, mas aguardemos pela passagem. Abraço.
radical livre said…
1955-57 vivi no Porto na rua de Cedofeita em frente da rua da Torrinha.

adorava ver aos domingos a rusga duma ilha da rua conhecida por 'cabaré de xangai' a gritar «o Porto não é um clube, é uma nação»
Marco Nicolau said…
Olá Joshua,

Partilho a mesma opinião do Eduardo Miguel Pereira.
Não sou como muitos amigos meus portistas, que dizem ser a favor dos clubes portugueses na Europa mas que regozijam nas derrotas dos clubes rivais na Liga Portuguesa.
Eu não sou hipócrita. Não me considero "anti", simplesmente sou adepto do S.L. Benfica e mais nenhum outro clube me importa. Posso dizer também que quase não me interesso pela selecção por causa das naturalizações dos Brasileiros..

Saudações,

PS: Hoje ganhamos mas na terra de sua Majestade vai ser extremamente difícil. Mas acredito!

Popular Posts