MOURINHO "HONORIS ET GLORIA CAUSA"


Hoje Doutor Honoris Causa pela FMH, reconhecimento justíssimo a José Mourinho. Depois de uma ascensão explosiva em Portugal, pelo Futebol Clube do Porto, que se saiba nenhuma maldição lhe foi lançada sobre ulteriores sucessos na Liga dos Campeões, mas a verdade é que ou pelo extraordinário sentido de prevenção do 'Sistema' no Futebol Europeu, que não quer favas contadas nem contribuir para a glória certa de Mourinho, aí, ou por factores complexos endógenos aos clubes que entretanto orientou, factores que só ele pode elencar, tem sido sucessivamente retirado ao português a possibilidade de, de novo, se sagrar Campeão Europeu. Todo o percurso pós-FCPorto o cumula de tarimba e de conhecimento profundo de mais duas ligas muito diversas, a inglesa e a italiana, após anos na espanhola e na portuguesa. Sempre a mesma ambição que se lhe conhece por outras metas, e agora um princípio de reconhecimento interno mais explícito e justo. O seu sucesso planetário, além do que representa em algum contágio simbólico reciprocado de prestígio para o País, por muito que o contamine de medíocre os nossos políticos, é também um prémio contínuo para o corpo docente da Faculdade de Motricidade Humana: «José Mourinho fez uma apreciação das três equipas que estão ainda na Champions e destacou o FC Porto, dizendo que "tem cultura na Liga dos Campeões".O actual treinador do Inter de Milão, já eliminado da Champions depois de ter caído nos oitavos-de-final no confronto com o Manchester United (0-0 e 2-0), também abordou hoje, em conferência de imprensa na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa, o tema da Liga dos Campeões.»

Comments

Anonymous said…
Não se admire de me ver aqui a concordar incondicionalmente com o que diz este seu inevitável Post!

Tenho pelo Porto uma paixão de culto é a minha cidade! e só poderia "doer-me" pelo FCP sem nenhuma histeria,mas por ser um valor indissociável da cidade e do País!
Dylan said…
Um homem que disse que para ganhar vale tudo não é propriamente um exemplo para receber este título. O Rui Jorge que o diga...Não será uma espécie de perigosa banalização para o futuro?

Popular Posts