MULTIPLICAÇÃO DE PÃES E PEIXES

Desmultiplicação de fármacos e medidas com impacto eleitoral imediato. Fica-se abismado com os milagres de boa vontade governamental que por vezes se desencadeiam quando dificuldades de toda a ordem se impõem ao Orçamento e quando não se abre mão das declarações de IRS de uma franja de portugueses nas mesmas circunstâncias. Milagre das rosas, dos pães e dos peixes. Veja-se agora com o anúncio de genéricos grátis para os pensionistas a auferir menos de 450 euros. As multidões de reformados e consumidores de medicamentos, a partir de estas pensões inferiores ao valor do salário mínimo poderão ver desonerado o seu miserável orçamento. É de duvidar que estes pensionistas passem a coagir de imediato e abertamente os seus médicos à prescrição de genéricos em detrimento das marcas. Socioculturalmente estão apetrechados com inibidores de ousadias perante autoridades. Alguma alteração à quota de genéricos no mercado será gradual e imperceptível. A leitura política de este gesto miraculoso, essa é que prima pelo óbvio e lembra o presidente vitalício da Junta da minha Freguesia, o qual com um Passeio Anual grátis, nas rodas e nos estómagos, para os menos jovens garante uma eleição sem espinhas há pelo menos vinte e cinco anos: «Os medicamentos genéricos para pensionistas que recebem menos do que os 450 euros de ordenado mínimo vão passar a ser gratuitos. A medida foi ontem aprovada em Conselho de Ministros mas mantida em segredo e deverá ser anunciada hoje de manhã pelo primeiro-ministro, conta a edição de hoje do “Diário de Notícias”.»

Comments

Anonymous said…
Discordo totalmente. Da minha experiência como farmacêutica, verifico que quem não paga nada desperdiça muito. Os utentes entregam nas farmácias caixas inteiras de medicamentos para reciclagem (Valormed). Acho que poderiam pagar muito pouco, mas deveriam pagar alguma coisa. A medida é bem intencionada mas não tem em conta o baixo nível de instrução do nosso povo.
Helena Branco said…
Estratégia desesperada...estratégia!
meu caro Amigo mas...infelizmente para os pobres , migalhas são pão.
Sapo Narú said…
Mais uma vitória de Cordeiro e da ANF.
Anonymous said…
Genéricos gratuitos para os mesmos utentes já tinham os medicamentos pagos a 50% pelo BAS (Benefícios Adicionais da Saúde em acréscimo ao Complemento Solidário ao Idoso) e com algumas das Câmaras a fazer concorrência na intenção de comparticipar também 50%? Ainda nem estava resolvido o problema do recibo que apenas podia dar entrada numa das instituições e agora ficam sem qualquer recibo para aceder aos benefícios anteriores! Confuso? Então vai ficar ainda mais quando souber que, para alguns destes idosos, os mesmos benefícios (BAS) vieram substituir a despesa da farmácia paga na totalidade pela Segurança Social.

Popular Posts