TUDO SOBRE LARANJAS, TANGERINAS E TORANJAS














A bola rola, e pronto,
não me apetece ser amiguinho,
mas só correr para ganhar,
ser combativo e honesto
ou não me saberia bem mais nada.
O que quero é descascar cada vitória,
pilantrear o pilantra que tiver pela frente,
fazer tremer o adversário
com sprints inesperados,
com cortes importantíssimos
e golos determinantes com que se não conta
lá mais para o fim do tempo.

Como laranjas quando posso
e tangerinas no tempo delas,
cheiro toranjas numa surpresa de hipermercado.

O cheiro da toranja dá-me uma sensação de infância e frescura indescritíveis.

Reparei no último ano
quanto de naturalmente laxante
há em três laranjas grandes pela manhã
só para que tudo funcione ainda melhor.

Tem tudo a ver!!!

Laranja é chorar por faltas,
inventar penalidades,
gritar golo até rebentarem as hemorródias,
é garantia de divisões e discussões
nas horas adversas,
e jogar sornamente atrás,
devagar e devagarinho,
quando as coisas correm bem,

Pelo contrário, se nós, os azuis, ganhamos é caladamente que ganhamos;
se perdemos é caladamente que perdemos:
a cor azul vai somando e ganhando silenciosamente.

Laranja é uma cor imberbe e lacrimejante,
não me entendam mal: eu gosto de laranjas,
gosto de consumi-las e comê-las,
e sobre as suas cascas
deposito agora mesmo,
não uma coroa de flores,
mas o sinal brincalhão da minha
mais profunda e sincera
homenagem
de amor e amizade:
obrigado, laranjas, por se deixarem comer por mim!

O meu sentido de humor
a minha fome de vitória,
e a minha paciência
são inesgotáveis.

Os meus amigos e colegas de futebol
é outra conversa.


Joaquim Santos

Comments

Night said…
Laranja é viver o jogo com paixão, é ter sangue quente, suor frio, e todo um conjunto de sensações que só quem vive o jogo com o prazer que nos vivemos é que percebe aquilo de que estou a falar, Laranja pode discutir, reclamar, até chorar, mas quinta após quinta lá estaremos nós para lutar.

Nunca presenciei nenhuma equipa que caladamente tenha vivido a derrota, sobre um chuveiro desengonçado com a agua a correr sobre os nossos corpos, muitos dos lances e golos são vividos e festejados novamente. Assim é paixão de quem gosta de jogar futebol.

Um abraço Alaranjado

Popular Posts