LOVERBOY EM VENEZA


Sim, meu amigo, vejo bem que te preocupas comigo,
com o meu desânimo de tudo, menos de escrever e fazer o meu blogue,
menos da minha vida familiar, com bebés ao colo dia vai dia vem.
Puxas por mim e realmente preocupas-te e procuras ajudar-me com honra.
ljk
Desempregado, não estou a conseguir ganhar honradamente
o meu dinheiro, não estou a conseguir sobreviver
no meio da barca romba portuguesa. Depois das humilhações no Pub
e da Escola por um Mês, não tenho conseguido sobreviver.
Duas filhas que, de tão pequeninas, ainda não falam e devo acalentar dia vai dia vem
e todos os dias as notícias e os factos que me mostram duas Crises:
a nossa, antiga e que continuará depois que finde a outra, a internacional.
E como isto me exige reacção e veemências!
A nossa Crise é um Falhanço num País que vai a pique. A outra Crise é desculpa.
Talvez esteja eu a viver tudo isto de um modo muito apaixonado e psicodramático,
talvez seja um luxo viver tudo isto como se não tivesse uma vida de que me ocupar
e uma família para alimentar. Mas, se estivesses no meu lugar, compreenderias
que é inútil resistir lutando no meu posto de trabalho putativo de 400 euros,
que JPP diz que é melhor que nada, competindo e resistindo contra aqueles que visam
destruir-te. É mais fácil aparentar estar já destruído, estar quietinho na máxima pobreza,
acuado sem o mínimo de dinheiro e perspectivas
para que não nos possam destruir ainda mais.
lkj
Não fosse assim e o Fisco viria dar-me a injusta e anacrónica machadada final;
não fosse assim e viria o BES extorquir-me setenta mil euros inexistentes e impossíveis,
até ao fim dos meus dias. Por outras palavras, meu amigo, deixa-me no meu buraco
que pelo menos para mim não poderá ser mais fundo que isto,
graças à vitalidade do meu Pai e às migalhas mal explicadas do Estado.
lkj
Tenho de ter esperança de que a negrura mentirosa chamada Regime trema e rua.
E esperar que o tempo do Loverboy está a chegar ao fim porque a Fachada de Fichas
não resistirá à Realidade e o Alheamento praticado contra as Gentes
não resistirá às Necessidades Delas. Bem pode ele ir alienar-se
e ir encher-se de frissons d'amour passionée em Veneza,
e despressurizar o seu Nulo, o Loverboy is finished.
lkj
Quarto para Quatro, Natal, 2008-2009

Comments

Tiago R Cardoso said…
Pelos visto esse teu amigo vai ter de puxar com mais força.
Tiago R Cardoso said…
e se é realmente teu amigo vai-te tirar desse buraco nem que seja há paulada.
antonio ganhão said…
Aos insultos não resulta... talvez à paulada! Josh, não é bom ter amigos que se preocupam contigo?

"...pelo menos para mim não poderá ser mais fundo que isto."

Pois eu já te recomendei que te mudasses para o teu quintal e vivesses numa caixa de papelão. O teu maior problema é que te aburguesastes! Vives acomodado na tua vidinha, de quarto para quarto, incapaz de te cuidares, de trabalhares naquilo em que realmente és capaz, apesar dos incentivos, das orientações recebidas e dos insultos mais ou menos explícitos.

Aburguesastes-te, vives como um príncipe refugiado na sua corte.

Caixa de papelão no quintal, já! Só quando estiveste no teu degredo do Pub foste produtivo (intelectualmente falando), hoje masturbas-te com a ministra, o sócrates e as misérias deste país, das quais te reclamas vítima.
Precisamos de uma polícia de costumes que te envie para o degredo! (Eu seria de bom grado o seu executor).

Um abraço amigo.
joshua said…
Lélia, a minha orientadora de estágio [éramos três, eu, a minha namorada Sílvia e a mosca morta da Cristina] admitiu-me de caras, logo no ínicio, ter dito às amigas e colegas professoras que não iria facilitar-me a vida lá por ser eu o seu primeiro estagiário macho. Ainda me lembro do final de um dia de trabalho naquela escola do Porto, fora a minha primeira aula assistida e tínhamos os quatro estado a analisá-la ponto por ponto. No final, estava já a Lélia, em tertúla ao pé da porta, com um ar esgazeado de gozo, enquanto olhava para mim que passava com a Sílvia para a saída.

Lélia, a loura do cabelo lambido, de olhar severo, rosto em perpétuo esgar, a insatisfação como princípio de vida, era o terror puro e o frigidismo de todos os afectos e considerações, era o estress em forma de gente, era a ignorância e o desprazer da cultura, era uma arte de controlo psicológico dos seus alunos. Odiei a Lélia à medida que observava que ela tinha prazer em sobrecarregar-nos com uma linha marginal e acessória de trabalho oneroso, excessivo, burocrático, nazi, por contraste com o apoio puro e incondicional de outras Orientadoras. Enquanto assistia às aulas dela e às das minhas colegas de estágio, escrevi rios de textos, de linhas, de páginas sobre os tormentos sob a desorientação da Lélia.

Pior que ela, a Metodóloga, uma vaca ensandecida que usou o meu grupo de estágio para desemporcalhar preventivamente a larga maré virgens mentais de outros núcleos de estágio além do nosso, vergastando-nos na nossa apresentação genial de um tema com humilhações e insultos que mais tarde viemos a saber se deviam ao desentendimento entre ela e a Lélia, tendo também nós servido de bodes e bordas expiatórias.

Maria de Lurdes Rodrigues, quer eu queira quer eu não queira, é uma Lélia ao quadrado. Tudo bem que eu viva obsecado pelos malefícios do cretino do PM e pelas cretinidades absolutamente cretinas da Maria de Lurdes, mas a verdade é que todo o esvaziamento da memória, todo o empobrecimento e abastardização do Ensino em função do Eduquês e sobretudo da boa imagem nas Estatísticas, tudo isso é um Fruto Abjecto e Podre do Consulado da Maria de Lurdes Rodrigues, a pseudo-reformista, antes, a torcionária absolutista.

Nem ela nem Mário Nogueira valem uma bosta. Uma não tem vocação para tutelar um Ministério nem para tutelar nada, só para proselitar PS e enternecer-se com putos salivando por ser PS, só para suportar estoicamente a oposição para continuar a ganhar os 10 000 euros que lhe permitam pagar a prestação do lugar que lhe permitirá cair morta. Daqui a uns meses, ala para o Parlamento Europeu e poderá assim descansar e continuar a pagar o Lugar Caríssimo onde pensa que poderá cair morta. Mário Nogueira já não sabe o que seja ensinar e usa e abusa da cassete dos sindicatos: vencimentos e outras tretas simplistas. Também precisa de escutar verdadeiramente o que dizem os professores que lideram neste processo os Sindicatos e não o contrário.

Não sei se não vôo, se não aprendi a voar ou se me cansei de embater em pleno vôo contra os cornos da realidade amarga que me foi sendo servida. Não sei é ganhar dinheiro. Recentemente não tenho ganho nenhum e cada vez que Ensino, Escola, Professores me soam aos ouvidos, a tendência é cada vez mais para caminhar no sentido oposto de essa bosta de vida horrenda, pesada, conturbada, cheia de desarranjo e perturbação.

Tenho tido algum azar. Estou deprimido com Portugal e com o desfecho de uma Democracia que tem servido de pretexto para devorar avidamente os recursos do Bem Comum beneficiando de um Povo brando, distraído e hábil em morrer na estrada e em viajar sem mais preocupações para Cuba, Nordeste Brasileiro e quaisquer recantos exóticos onde se apanhe sol e se beba uns cocktails, endividando-se comó caralho para o efeito.

O meu buraco talvez seja um Céu, sei lá. O Inferno é só não proporcionar conforto e sustento cá em casa nem acreditar que qualquer passo me valha a pena. Mais fácil e mais útil me parece morrer.

joshua
antonio ganhão said…
Vejo que não me leste.
antonio ganhão said…
Era esta a veia que queria que tu recuperasses. Mas sem a ministra, sem política. As Lélias deste mundo não precisam de pretextos, são mesmo assim.
Anonymous said…
Eu que sou comparativamente ignorante em matéria de conhecimento político "científico"...digo eu...mas que de políticos não direi o mesmo,de tão escancarado-escandaloso aproveitamnento dos mesmos...que não passa desapercebido a ninguém...CADA VEZ QUE O LEIO...dizer e apontar estas pseudo "FIGURAS" que nos governam(ou deviam) que regem a Educação e a Cultura e todos os que esbanjam delapidam quer Património quer divisas em detrimento dos que nada tem...Essa sua coragem! faz-me acreditar que outros mais o ouvirão e juntos havemos de "votar" a mudança deste País a cair de podre! Obrigada por não pertençer á carneirada!!! Sei que paga um preço alto!

Popular Posts