TZIPI LIVNI E A FRAQUEZA EUROPEIA


Além do frio prevalente de que ninguém tem culpa, a Europa quer antecipar o Carnaval e assim ao que parece, num sinal de clara fraqueza e limitado campo de visão, alguns advogados europeus terão pedido a um tribunal belga para mandar prender a ministra dos Negócios Estrangeiros de Israel, Tzipi Livni, quando hoje ao fim do dia chegar a Bruxelas - de acordo com o jornal Haaretz. Não há dúvida que os precedentes que se querem abrir visam justamente personalidades e países que fazem a diferença na região onde estão. E Israel faz toda a diferença, mesmo tendo em conta os excessos cometidos em Gaza: desde o facto de se tratar de uma democracia, de as mulheres não serem perseguidas nem submetidas a uma existência infra-humana deveria contar para alguma coisa, quando se pretende manter em equilíbrio os pratos da balança e critérios que devamos levar a sério. Não temos visto, desde há décadas, qualquer intenção, tirando o caso dos criminosos de guerra dos Balcãs, de esboçar alguma iniciativa pela prisão de líderes criminosos de outras latitudes, os quais muitas vezes sob a capa de um certo anonimato ostensivamente africano ou árabe vêm gastar o saque prolongado aos seus povos nos melhores hotéis, prazeres e luxos que uma Europa política e diplomaticamente gelatinosa tem para oferecer e é, aliás, aí incomparavelmente requintada com tanta urbe-museu. As queixas estarão preenchidas em nome de cidadãos belgas e franceses que têm parentes que foram feridos ou mortos em Gaza, conta no seu site o jornal israelita Haaretz, citando o http://Jawalan.com. Ainda segundo aquele jornal, a informação do http://jawalan.com/ estará a ser analisada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Israel e a embaixada israelita em Bruxelas ainda não teria sido envolvida no assunto. Seria caso para rir e um mau começo para este tipo de iniciativas que até ao momento nunca passaram de negaças e ameaços sem consequência.

Comments

Anonymous said…
Devo dizer que por razões humanitárias (decorrentes de carinho e afins) eu também a prendia ... por uns tempos! :)
antonio ganhão said…
Falta lá pela Europa um Baltazar Garçon, mas esse só prende tiranos depois destes estarem em declínio...
Lura do Grilo said…
Falta de vergonha é o que se poderia dizer se Livni fosse presa. O Hamas quis uma guerra e Israel fez-lhe o favor.
Então vamos por partes:
- Santiago Carrillho: responsável inequívoco (testemunhos e documentos do Komintern) de 6 a 12 mil execuções de prisioneiros Madrilenos. Está vivo e nunca ninguém o incomodou.
- Fidel Castro visitou Espanha depois de 1000 fuzilamentos, mais de 16000 mortos, prisões cheias de prisioneiros políticos com confissões conseguidas na "Villa Marista" e não foi preso. Já Pinochet com um curriculum bem mais reduzido em mortos foi incomodado apesar de devolver o país à democracia a bem.
- Liders das FARC movimentam-se em Espanha e Portugal com toda a liberdade
- Mugabe esteve em Portugal e já leva várias dezenas de milhares de mortos no seu país.
- Cesari Batisti causou muitas vítimas e o pedido de extradição não foi autorizado.
- Os responsáveis pelos massacres Tchechenos onde estão?

Quanto a Garzon não passa de um pobre diabo tendencioso e estrábico mas que tem, para quem não o conhece, uma áurea de justiceiro.
Anonymous said…
mal acalma a guerra logo focos se reacendem...Agora Livni?
Quanto desassossêgo! o Homem nunca está satisfeito, rumina ódios nem mede os horrores, ainda escaldantes...logo ateia, clama por vinganças!
Anonymous said…
Será que a estupidez humana não tem limites?

O Professor Adriano Moreira que se cuide! Porque também foi Ministro dos Negócios Estrangeiros no tempo em que os portugueses andavam a matar os "nacionalistas africanos".

Esta senhora ministra de Israel, não tinha nada que defender os israelitas! Ela tinha de agradecer ao Hamas por manter a festa animada, mandando diariamente uns "foguetes" para Israel e ajudar a apanhar "as canas".

E já agora, vamos processar criminalmente todos os generais envolvidos em guerras, como responsáveis pela morte dos seus soldados e dos inimigos! Sobretudo, quando toda agente sabe que os generais deveriam estar a tratar das velhinhas nos lares da terceira idade!

Eu sou contra todo o tipo de violencia mas sempre ouvi dizer que... QUEM VAI À GUERRA, DÁ E LEVA!

GPS
Anonymous said…
Só peço um esclarecimento ao autor deste blog e que é o seguinte: posso depreender, das suas palavras que se está nas tintas para o povo de Gaza e que defende uma assassina como esta senhora ?

Popular Posts