O ESPLENDOR DO UNIVERSO
«Como é possível que nenhuma das grandes religiões tenha olhado para a ciência e concluído: «Isto é melhor do que pensávamos! O universo é muito mais vasto, mas misterioso, elegante e magnífico do que os nossos profetas disseram»? Em vez disso, dizem: «Não, não, não! O meu deus é um deus pequeno e eu quero que continue assim.» Uma religião, velha ou nova, que realçasse o esplendor do universo tal como ele nos é revelado pela ciência moderna, estaria em condições de mobilizar reservas de reverência e de espanto dificilmente suscitadas pelos credos convencionais.» Carl Sagan, Cosmos (p. 37)
Comments
muita gente confunde teorias com relidade
diria aos teóricos do universo
'ó jagodes,
vê lá se te ...'
Melhor seria que toda esta maltinha tivesse lido umas coisitas sobre Giordano Bruno, Roger Bacon ou Mendel.
Ass.: Besta Imunda
(Jiddu Krishnamurti)
E eu, humildemente, acrescentaria, é irrelevante que esta pesquisa se faça através da religião, da ciência, do sexo, da meditação, do trabalho, da arte, do amor, do dinheiro ... vai tudo ter ao mesmo: estamos todos à procura do mesmo.
Não vale a pena pôr em contraposição a religião e a ciência porque elas são apenas "expanding circles", mais ou menos marcantes, mais ou menos certeiros e ambos incapazes de dar respostas, finitos e limitados, porque ambos criados, interpretados e praticados por homens.
Virginia