ESTE PS É NOVO ALCÁCER-QUIBIR

Há dois magníficos ensaios de António Sérgio, que amiúde releio, datados de 1925, Em Torno das ideias Políticas de Camões e Camões Panfletário [Camões e Dom Sebastião], nos quais se discorre sobre a veemente e aguda crítica do Poeta ao Rei Dom Sebastião incisa n'Os Lusíadas. Uma crítica aos mais diversos níveis. O perturbador é sentir-se, no levantamento documental sergiano de passos da Epopeia e cotejo de epistolografia da época sebástica e nas suas próprias conclusões, todos os tópicos políticos que ainda hoje nos assolam de dispersão, mentira e perdulário. Em primeiro lugar, os tiques e defeitos do jovem rei elencados pelos seus contemporâneos e atacados por Camões são os de este PS e de Sócrates: basicamente, a Tirania e a Fantasia. Por isso, se ainda há quem minimize os Movimentos Cívicos, arrole Manuela Ferreira Leite no lodo desonesto político-partidário que Sócrates fomentou à sua volta, é bom que se perceba o que está em causa. Ou reincidimos no mal maior, Sócrates e a sua Tirania Fantasista, desastre nacional certo. Ou fazemos um certo retorno a uma benignidade democrática, sem chantagem, sem silenciamentos, sem a patorra de este PS no gasganete da Sociedade Civil, sem o fetiche tecnológico que disfarça a tecnocracia mais cruel e devastadora contra as pessoas concretas. A fraqueza e alheamento de uma Sociedade Civil vulgarizada e sopeada por este PS, confiando nele por omissão, podem reconduzir Portugal a um novo desastre como o de Alcácer-Quibir e, por incúria, desamor ao bem geral pelo interesse particular de poucos, entregar o País aos cães. Hoje, em campanha, o socratismo mostra-se ainda mais impostor, mavioso e melífluo, que certos padres a isso afeitos: «A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, prometeu hoje travar um "combate tenaz à despesa pública" com o objectivo de conseguir "margem para baixar os impostos", caso ganhe as eleições legislativas e forme Governo.»

Comments

Zé Povinho said…
As promessas quando estão na oposição são sempre o contrário das práticas de quando tomam a cadeira do poder. Continuo a pensar o mesmo: são dois PS's, sendo que um tem um D agarrado sem qualquer significado real e distintivo.
Abraço do Zé
filipe3x said…
Movimento de apoio a Manuela Ferreira Leite:

abaixoavelha.blogspot.com
daniel tecelao said…
A velha do restelo Leite,nesta campanha eleitoral,diz sistematicamente o seguinte;vou rasgar,suspender,adiar,anular,tudo o que este governo fez.
Na vacuidade do seu discurso,o que prevalece é a asfixia democrática,projectos para desenvolver o país e soluções para a crise não sai daquelas cabecinhas laranja.
Arrolar MFL no lodo desonesto politico/partidário?
É preciso?
Acaso a senhora MFL é uma virgem napolitica?
Estas tretas são para enganar quem?
joshua said…
Daniel, não se pode ser um primário antiMFL, como tu, e ser ao mesmo tempo bajulatoriamente pró-Sócrates: Sócrates é um veneno pomposo e autoritário e matar Portugal.

Deverias ser por uma terceira coisa qualquer. Não sendo, deves estar a ser pago para ser anónimo e para defender este sistema PS ultramafioso e bafiento.
Daniel Santos said…
Desconfio de tudo o que venha do mesmo bloco de sempre.
daniel tecelao said…
Agora percebi a sua defesa tão empenhada da velha do restelo Leite.
Você fá-lo por avença,e cuida que o seu espirito legionário se aplica a mim.
MFL está bem para a direita deste país,a velhacaria abunda!!!
joshua said…
Estudos aprofundados de Os Lusíadas provam que o Velho do Restelo é a voz mais sábia e superior de toda a Epopeia. Está mal conotado apenas por ignorância geral.

Descubro com pasmo que irritei o sr. Daniel Tecelão. Não peço perdão, mas recordo que esses furores serão naturalmente recorrentes porque naturais tendo em conta a sua pertença à estirpe socratina irritável, quando contrariada, e furibunda, quando exposta, nos seus desígnios sugadores do Estado, pela voz dos adversários.
Patrícia Grade said…
Meu querido artista da palavra, podes não acreditar, mas nem todos os portugueses acreditam que a alternativa a Sócrates será MFL. Eu pelo menos creio que a alternativa a Sócrates é mesmo a ausência dele e de todos os outros que se espelham nele, incluindo a nossa dama das pérolas!

Ali no teu questionário eleitoral, eu acrescentaria uma opção, vai votar nulo e acrescento já com o meu pronto voto, porque nestas eleições eu voto nulo, com espaço a caretas e línguas em bonecos e tudo...

Popular Posts