GOVERNAMENTAL ZELO CONTROLEIRO


1. Querem que pensemos o quê perante estes sinais que ciclicamente temos revisitado e comentado no programa CITIUS? As irregularidades, ingerências e estranhezas ferem a nossa sensibilidade ao delicado momento político presente, particularmente claustrofóbico e perigoso em virtude dos demais sinais da enorme vocação controleira do PS Governamental, onde pontifica por exemplo o medo e a reverencialidade das instituições justiciárias ao poder político, mas outras coisas preocupantes a cada passo reveladas: «Dois processos surgiram encerrados no sistema informático de um tribunal português, sem o estarem. Noutro tribunal, a promoção de um magistrado do Ministério Público foi apagada por um técnico de informática, a pedido de uma funcionária. As circunstâncias em que estas duas situações se registaram estão agora sob inquérito. Estes são dois exemplos que explicam as "sérias reservas e preocupações" manifestadas, ontem, em conferência de imprensa, pelo presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), António Martins, relativamente à segurança oferecida pelo sistema Citius do Ministério da Justiça, que permite a tramitação dos processos em suporte informático.» A ideia de informatização é excelente, mas pode ser manipulada para efeitos falsificatórios e deturpatórios com um alcance e um perigo enorme para a confiança que nos devem merecer os agentes da justiça. De um Estado desonesto, chico-esperto e controleiro tudo temos a temer.
lkj
2. O Porto histórico dá pena. Quem sobe ou desce a Mousinho sente calafrios dada a degradação e o deserto de abandono já com décadas: edifícios magníficos quase todos velhos, e quase todos mortos. O poder político dos TGV e das grandes babadelas por endividamento e desperdício não têm feito nada para ressuscitar a minha cidade, renová-la, rejuvenescê-la: «Uma pequena casa desabitada ardeu hoje no Largo da Fontinha, na Baixa do Porto, disse à Lusa fonte dos Sapadores Bombeiros da cidade. De acordo com a fonte, o alarme foi dado às 10h11, tendo os bombeiros controlado as chamas em poucos minutos. Desconhece-se ainda a origem do incêndio, que ocorreu no número 33 do Largo da Fontinha.» Qualquer pessoa compreende que toda aquela área está à mercê de tragédias por incúria continuada e bizantinice burocrática antes de efectivamente se intervir e reabilitar o que é preciso.
lkj
3. Tornou-se moda - é sensibilidade geral! - que, com o advento de esta legislatura, haja muita coisa, comportamento, crispação relacional, com ferrete estalinizante em Portugal. Desde a besourice analfabeta redaccional de uma Margarida Moreira à cegueira punitiva da entidade brutal que tutela o Saúde 24 e suspendeu por delito de opinião uma enfermeira experiente e responsável: «O realizador José Fonseca e Costa afirmou hoje, em declarações à Lusa, que o sistema de apoio à produção, tutelado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), "além de profundamente injusto, é dirigismo puro, uma coisa digna do estalinismo".O cineasta, homenageado pelo 29º Fantasporto, que lhe dedica uma retrospectiva, considerou que "o ICA é a degenerescência do antigo Instituto Português do Cinema (IPC), instituição decisiva para o cinema português criada no tempo de Marcello Caetano".» O mais curioso é que nada acontece às pessoas e às instituições menores onde se bloqueia a liberdade e se propugna pelo pensamento único do chefe, imposto à grunho.
lkj
4. O meu Gmail está inacessível. É por ele que conspiro directamente com amigos e com milhares de desconhecidos para que a verdade e a liberdade se transformem na nossa moeda espiritual. Quando Sampaio despediu Santana e Cavaco falava que a moeda boa expulsava a moeda má, eu estava longe de imaginar que ao Poder Executivo em Portugal ascenderia não a moeda Má, só Má, mas uma Moeda tão Falsa. «O serviço de correio electrónico da Google, o Gmail, está indisponível desde hoje cedo, pelo menos desde as 09h30 (hora portuguesa), em praticamente todo o mundo. A empresa já confirmou o problema, reconhecendo que os utilizadores “estão a ter dificuldade em aceder ao Gmail”, sem indicar, porém, quanto tempo levará até que o problema fique resolvido. A nota da Google assegura apenas que a empresa está a trabalhar para resolver o problema, que está a afectar milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que o Gmail possa alcançar as 43 milhões de contas apenas nos Estados Unidos durante este ano, superando – por um milhão – o popular Hotmail.» Por piada, desejo imaginar e faz sentido para mim pensar que os elementos dos Serviços de Segurança Portugueses criaram um problema sério ao Google por estar este servidor a comprometer os desígnios obscurantistas da legislatura e que só alguns empresários benevolentes e muita sabujice bajulatrix não vê. Mas não vê porque não quer ver. Não lhe interessa. Claro que isto é apenas uma piada. O SIS não é o autor do blackout do meu Gmail. Do nosso. Deve ser um problema técnico grave.
lk
5. O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, defendeu hoje uma "estratégia mínima comum" entre os países da esfera Ibero-Americana para a segurança rodoviária, afirmando que seria uma "mais-valia"."Esta estratégia poderia, apesar das especificidades nacionais, apontar um caminho comum ao nível da uniformização de regras e da sua fiscalização, no domínio da formação de condutores e instrutores e no âmbito da assistência a vítimas de acidentes", defendeu o governante, em Madrid, numa sessão sobre segurança rodoviária no espaço Ibero-Americano e Caraíbas.

Comments

antonio ganhão said…
Tenho informações fidedignas de que o SIS não lê os teus posts até ao fim. Da vigilância que te fizeram, chegaram à conclusão que nem eu, por vezes, leio os teus posts até ao fim...

Chavez lê os teus posts até ao fim?

Popular Posts