POLYMECHANOS SÓCRATES SEM ARIADNE


«E uma vez na mó de baixo, está-se muito, muito, na mó de baixo. Até nisso muita gente é situacionista, a expressão que tenho usado para descrever a conformidade preguiçosa ou activa com o poder instalado. Quando alguém está na mó de baixo há sempre alguém que nunca mexeu uma palha que vai lá bater, atirar a sua pedra. Somos bons no louvaminhar e no bater nos fracos. Este é o labirinto em que Sócrates pode estar metido. Ele vai dar luta, com aquela determinação que tem e que o faz ultrapassar dúvidas e escrúpulos. Mas se repete a mesma receita de ontem, o que resultava no passado hoje vira-se contra ele. E a encenação de humildade e outras teatrices, não resultam pela desadequação do actor. Na mesma peça não se pode ser um bom Capuchinho quando se é reconhecido por todos como um bom Lobo Mau. Este é o labirinto de Sócrates.» JPP, Abrupto

Comments

zedeportugal said…
Quando o burro cai é que se lhe dá pancada - diz o provérbio popular.

Trata-se, portanto de um burro, não de um (mino)touro. O touro é um animal nobre e nunca ninguém diria, quando o touro cai é que se lhe dá pancada. O que se faz ao touro quando ele cai é dar-lhe o golpe de misericórdia.

Quanto ao Teseu que, pretensamente, estaria a dominar o minotauro, nem quero pensar que o parvo do JPP pense que é ele - mas lá que parece ter-lhe passado pela cabeça, parece!

O pinóquio não está em labirinto nenhum: está é todo enredado nas mentiras que disse e nas sacanices que mandou fazer, tal como os burros se enleiam na peia quando ela é muito comprida.

Netas apreciações é fundamental a lucidez e a lucidez é apanágio dos homens sóbrios, independentes, que não se submetem a interesses partidários, correligionários, faccionários (como diz Eugène Ionescu). Logo, o JPP não é um homem lúcido. Nem ele, nem muitos outros que tenho conhecido e que têm fama disso - não sei se está a ver alguém que caiba nesta apreciação?

Passe um bom fim-de-semana, cheio de lucidez. ;)

PS (salvo seja): Vou fazer-lhe um pedido. Um dia destes, se puder e achar conveniente, gostava que actualizasse a fotografiazinha que tem na barra do lado esquerdo do seu blogue, para podermos entrever o crescimento da(s) sua(s) filhota(s).

Popular Posts