segunda-feira, dezembro 27, 2010

BLOGDANILO — DANILO GENTILI

Há mais de um ano que vou lendo e seguindo, especialmente no Twitter, o humor de Danilo Gentili, mas também no BlogDanilo. Trata-se de um humor criativo, crítico, duro, metido na e pela Política, muito ao estilo norte-americano, mas mesmo assim brasileiramente inovador. Um humor difícil por ser frontal, perspicaz, e por isso mesmo ainda muito rejeitado, quer no Brasil, quer em Portugal, País ainda mais triste porque nele se encerra o Contra-Informação e mesmo os Gato Fedorento passam mais tempo em férias que com qualquer coisa de interventivo ou pelo menos activado. Ora, a realidade pública, especialmente a política, exige mais que nunca um tipo de humor corrosivo e transformador que corrija [ou faça por isso] os costumes à maneira antiga [penso em Gil Vicente], que é a de sempre: com a sátira, com o escárnio, com a ironia. Explorem-no. Leiam-lhe os textos. Façam bom proveito.

1 comentário:

Anónimo disse...

O humor corrosivo não interessa ao ditadorzeco cá do burgo. Vai daí, a rtp-xuxa já fez saber que o contra-informação deixará de emitir a partir de dezembro, depois de ter sido remetido para horários tardios.
Quanto aos gatos, trocaram a rtp pela sic, por conveniência própria. A rtp, por razões óbvias, não poderia pactuar com a fustigação semanal,a que o socretino estava sujeito. A transferência, terá sido acordada, de forma a que os gatos, deixassem de miar. Assim, ficaram a receber da sic 1,4 milhões de euros anuais, sob a condição de não incomodarem o querido líder. O resultado foi o desaparecimento dos mesmos, enquanto criadores de humor.
Limitam-se agora a publicitar a meo, paga pelos contribuintes. Venderam-se, está mais quem visto!
Resta saber se o cachet pago pela sic (os tais 1,4 milhões)não vêm direitinhos do meo!
Não estou a ver o balsemão pagar aquela quantia, para os tipos não fazerem nada em termos de programação televisiva!

A cruzada contra os críticos é a marca registada desta governança. Por isso não me admira que a música dos xutos "Sr.engenheiro" tenha desaparecido de circulação pelos mesmos motivos.

Há coincidências em demasia, para ter sido obra do acaso.

nã sei se as coisas se passaram assim,mas levanta muitas suspeitas, ai isso levanta.

ps. Não critico as posições dos artistas em causa, a vida custa a todos e nem se pode remar contra a maré....