CASSANDRA CANAVILHAS

O Partido Socialista/Governo está com um problema de credibilidade prolongado e inaudito, mas, para se ser justo, é todo o sistema partidário que se coloca em causa por não ser defensável o Estado Social sem profundas e corajosas alterações ao seu financiamento. Já não surpreende que a barcaça-jangada portuguesa roce o mais patético dos naufrágios e isso não afecte o PS-Governo nas sondagens ou na opinião publicada [embora as habilidosas sondagens "modernas" tenham um preço manhoso de amigo e valham o que valem]. A verdade é que os portugueses não querem saber de más notícias, notícias do bloqueio, e preferem uma má realidade a um mau futuro anunciado, ainda que realista. O que nós, bloggers, temos a anunciar acerca do momento do País não pode agradar aos portugueses que aliás nem lêem nem descodificam mensagens subliminares à Chávez quanto mais directas e duras, típicas de bloggers. Isolado por todos os partidos PS/CDS-PP/BE/PS, na questão da Revisão Constitucional, o PSD recaiu na toada parda das direcções anteriores: extenuado ao primeiro passo. Combatido ao primeiro lampejo de debate. De repente, comparece Gabriela Canavilhas com «o colapso iminente do Estado Social», um discurso afinal cru e realista, típico de Cassandra, de onde menos se esperava. Não, não proveio de Vasco Pulido Valente. Vem de uma ministra, membro de um Governo  péssimo amante da Cultura, frígido impulsionador dela.

Comments

Anonymous said…
"Iminente" como quem diz ...
Já em 1996 o Professor Marcelo nas suas aulas de direito constitucional na FDUL, acerca do Estado Social, dizia que as pessoas teriam de se desabituar a ele, porque o Estado Social "já era".
Isto há 14 anos ...
Calculo que o colapso não seja iminente, já deve é ter mesmo acontecido, e a notícia vai ser dada aos bocadinhos e não da forma brutal, pragmática e, sobretudo, sintética (benzódeus) do Professor Marcelo.
Anonymous said…
Não há colapso iminente que perturbe os tugas. Estes têm uma fixação doentia por vigaristas/aldrabões e adoram ser maltratados.
Cá para mim, o injinheireiro até pode destruir a merda do país, que os lorpas, ainda o vão aplaudir.
Nas próxima eleição preparem-se para uma nova maioria do xuxalismo. É limpinho!....

Popular Posts