VÁ PARA A GRÉCIA CÁ DENTRO


«... além das empresas públicas, existe uma miríade de fundações recentemente criadas para a compra de votos e das quais pouco se sabe. A Fundação para as Comunicações Móveis, que serviu de veículo para financiar a oferta dos Magalhães e quejandos, é o exemplo mais significativo. Junte-se a isto o prejuízo das centenas (ou serão já milhares?) de empresas municipais e quase que aposto que chegaremos a um défice efectivo na casa dos 10% do PIB. Preparem-se para ter muitas e desagradáveis surpresas quando Sócrates cair e se destapar tudo o que está escondido.» Luís Rocha 

Comments

Unknown said…
Teixeira dos Santos previa em Novembro de 2009 um défice 5,9. realidade 9,3 !!!
Por outro lado os juros da dívida grega dispararam após alerta da UE e arrastam Portugal segundo noticia o Jornal de Negócios de hoje.
Alguém acredita que em 2010 com a actividade económica praticamente congelada - PIB c/ crescimento real próximo de zero - e a continuação da rigidez da despesa pública, o defice se fique pelos 8,3 % ? Nem por milagre...
Teixeira dos Santos apela às agências de rating - aquelas que valem o que valem, mas que acabam por fixar os prémios de risco da dívida - para não nos colarem à Grécia. Esquece-se que o deficite triplicou num ano !
Haverá verdadeiramente uma política de contenção sustentada por um acordo político efectivo, ou continuaremos com o habitual descontrolo da despesa pública de há mais de uma década? Além disso a receita fiscal atingiu o tecto máximo, não tem margem para crescer mais!
Igualmente questionável, é o facto de uma parte muito substancial da poítica económica estar fora do orçamento, casos do TGV, construção de novos hospitais e do futuro aeroporto. Isto vai projectar o significativo aumento da dívida pública no futuro e logo os encargos orçamentais futuros com o serviço dessa dívida.
Teixeira dos Santos bem pretende descolar, mas a realidade não o deixa...
Anonymous said…
Pobre país governado por gente sem carácter, antipatriota, sem moral e preocupada só com o seu umbigo. Portugal foi grande mas vai acabar muito mal. As gerações vindouras vão pagar muito caro este desgoverno socratista - Salazar pelo menos não enriqueceu à custa do povo e deixou os cofres cheios.

Popular Posts