PRAIA ORIENTAL



Esses coqueiros alinhados,
pernas curvadas Elvis ao vento, dança estática,
sugestão de saias e seios
invertidos no vertical do meu olhar solo,
miram areias finas neste entardecer brasileiro.
Eles são eu, extático, ante o mesmo mar acetinado.
Ei-lo o mar finalmente.
Meu coração pausa, Boa Viagem,
depois de muito fórmico martírio,
(a vida é mocotó antonímica gororoba)
pausa em trópico real açaí e olha agora oriental
o que sempre lhe foi ocidental - o Atlântico são lágrimas de humano comentimento
nesta minha mesa tão de plástico universalmente pernambucana.
çlk
Peço uma Schin e uma Caribé
e tenho isto dentro
que se jaca desentranha denso goiaba: "Pois não!"
ç~k
É o mar suco que une tudo caju sumo,
mas esta gente desigual a toda a gente, mais menina,
indecisa-me o partir, acerola, carambola o meu íntimo,
vatapá meu paladar,
fractura-me o futuro porque ela é mais eu que todo o lá hoje,
porque ela é mais eu há trinta anos,
quando uma bola vulgar
ou uma bicicleta cravejada de oxidadas cicatrizes e mau funcionamento eficiente
desencadeavam todo o amplo mistério suficiente ao rapaz colectivo de eu e meus amigos
e hoje é somente uma solidão castrada e próspera europeia.
çk
O mar afigura-se-me a fêmea que faz ficar,
a imagem certa a contemplar esverdeada como os meus olhos
neste Brasil bandeira verde e novo ar.
çlk
Não ser mais que piaba, minipeixe sagitado de flacos prateados,
capturável entre o sedimento escuro de uma torrente em repouso.
Não ser mais que esse voraz cardume de pensamentos
divergentes e convergentes com a acção à superfície.
Vejos os esgares em festa dos que se casam em Portugal
nestes grandes Agostos do interior
cheios de Inverno,
nessas grandes migrações douradas de emigrantes,
nesses grandes acidentes nas estradas da saudade e da emoção,
e os seus petardos infinitos ao santo da terra
e as suas grandes competições festivas
com as aldeias em festa dos vizinhos.

Comments

Menina do Rio said…
E o meu coração pausa...

beijos e até
Tiago R Cardoso said…
Eu acho que vou começar a repetir sempre a mesma coisa. Excelente, muito bom Joshua.
etalon said…
just a kiss from greece...

Popular Posts