EDUCAÇÃO: POSTAS EMOCIONAIS E MÁQUINA SALSICHEIRA
lkj
lkj
O Dispositivo de Avaliação, tal como está,
A Violência e a Brutalidade expressas
A Educação num País decente tem de ser a coisa mais estável e serena
Esta Reforma de este Governo não produz cidadãos Livres e Sábios.
Por um Portugal de Autómatos, de Submetidos e de Timoratos Ignorantes,
Estarei numa Manif de Milhões de Portugueses Acordados
II
O que a Ministra punitiva ministrou foi isto: acréscimo punitivo de burocracia e uma burocracia que afasta os docentes das pessoas concretas dos seus alunos, que afasta os docentes da manipulação concreta das situações do dia-a-dia para uma Bizâncio Nova de papeladas complex.
Por exemplo, o Regime de Avaliação gizado punitivamente é um Elefante impossível, é uma Quimera que integra tudo: pernas de Sáurio e cauda de Baleia Azul. Tem tanta exequibilidade temporal como beber o Tejo por uma palhinha em três meses. É uma Sopa de Pedra, que leva a pedra e quantos ingredientes infinitos se queira.
No entanto, aí está, punitivamente, para mostrar serviço e inflexibilidade.
Da punitiva Ministra diz-se que é do melhor tecnicamente. Talvez seja. No plano estrito do que era necessário implementar na Escola Pública, a saber, Autoridade, Disciplina, Rigor, Contenção Imiscuinte Paternal, só se fodeu com a vida pedagógica tantas vezes penosa e cheia de baixios fora-da-lei discente.
Tudo se fez rumo a uma desmoralização estigmatizante e degradante que, quanto a mim, era, no fundo, a Primeiríssima Meta de esta Legislatura: sacudir da docência, a bem ou a mal, o excesso de macacos professorais na Árvore Enorme do Sistema.
Macacos Bons, Macacos Maus, não interessa.
O que importava era aligeirar a Árvore e cumprir o desígnio orçamentalístico que se impunha emagrecido. Em suma, não acredito nem vejo Razão ou Bondade em coisa nenhuma de este Ministériozeco da Educaçãozeco. Ter razão não chega.
É preciso não agir como uma Mafiosa Barata, adorar como adora a crispação, adorar como adora a conflitualidade, ainda para mais num domínio Sério, Complexo e problemático como o da Educação. Ser Mafiosa Barata é simplificar.
Por isso mesmo, em Portugal Ensino e Educação são coisas que rareiam: o que abunda é o Pró-Forma da Escola onde se entra por um lado Sem Saber e se sai pelo mesmo lado Ignorante, Piorado nas chamadas Competências, aversivo à própria Escola e sem qualquer Upgrade Humanístico.
Comments
ana baptista
Em relação à senhora Ministra é de facto um caso que deveria ser aproveitado para estudo como alguém pode ter a capacidade de simplesmente não estar ali, não ser aquela a vocação dela.