SILVA PEREIRA E SÓCRATES

Estive a ver Pedro Silva Pereira na TVI24. Indiciava uma enorme tensão e um nervosismo ansioso. Pelo ritmo do palavreado deveria estar encharcado em café. A falta de paz era crassa. Por isso espumava, enquanto o olhar dardejava violências, a voz tremia, e toda a sua cinética dramatizava uma hiperbólica gravidade. Ao falar de Passos Coelho adjectivava-o numa explosão depreciativa para além de todos os limites do passional. Não é possível que haja ali uma pessoa individual perfeitamente individualizada, passe a redundância. Dir-se-ia que a doentia sombra solipsista e egolátrica de Sócrates formatou Silva Pereira para que fosse nada mais que um reflexo pálido das fúrias e tiques daquele. Nenhum traço distintivo. Nada de seu. Desaparece Silva Pereira. Nasce um Duplo em pior, um Sósia Moral, um Clone em Mau. 

Comments

Rafael said…
Não posso deixar de notar que sentes uma certa raiva para as pessoas decritas no teu post. Pouca clareza no post, muito palavra cara a denotar tiques de "superioridade intelectual" e vazio de conteúdo, tudo o que neste momento destroi a nossa politica. Como blogger peço-te um favor, não sejas igual aos que criticas.
Anonymous said…
Antes que os propagandistas da Manipulação Em Curso as apaguem ou reinterpretem, eis algumas notícias sobre Portugal respigadas do Financial Times de hoje:
Da 1ª pág, sob o título Impasse político português... «Os títulos da dívida a 5 anos de Portugal atingiram uns 8,4% recorde na 5ª feira, antes de recuarem. Lisboa tem que refinanciar a dívida em Abril e Junho, operações que, ambas, podem revelar-se gatilhos para um pedido de resgate.»
Do Editorial, na pág. 10 - «É demasiado tarde para os políticos portugueses culparem alguém senão eles próprios pela crise da dívida soberana»; e «a política do governo tem sido de falsa austeridade: o corte no défice do ano passado foi um truque contabilístico baseado em passar fundos de pensões privados para as contas públicas...»; e «apesar da geral crença em que juros mais altos que 7% conduzem a um resgate, alguns onerosos leilões de dívida não forçarão Portugal à insolvência. Mas as despesas dos juros, no entanto, agravarão as dores da austeridade quando os líderes do país encontrarem coragem para fazerem o que tem que ser feito.»
Na pág. 14, sob o título Eurozona: «Sócrates poderia ter agido mais cedo para garantir quer as suas medidas de austeridade quer o financiamento externo. Mas não é tarde para Portugal, desde que realize as reformas estruturais que insuflem ar na sua economia esclerosada.»
Na pág. 15, na Short View de James Mackintosh: «Quem previsse a queda do governo português na véspera de cimeira euuropeia decisiva, poderia ter apostado em quedas de acções e um Euro mais fraco. Em vez disso, as acções portuguesas subiram 1 por cento (...) e o Euro valorizou-se.»
Na pág. 27, sob o título Problemas de Portugal põem Espanha na linha de fogo: «Um resgate de Portugal tem sido considerado por muitos investidores uma certeza crescente desde o fim do ano passado. Agora que o governo caiu, parece inevitável». E, em caixa: «As probabilidades de Portugal e Irlanda não pagarem as suas obrigações aumentaram drasticamente durante o mês passado, segundo os mercados.»
Na pág. 28, sob o título Acções sobem apesar dos receios na euro-zona: «A resistência dos investidores ficou demonstrada pela drástica recuperação do mercado de acções de Portugal, após ter caído 1% no seguimento da demissão de José Sócrates.»
E só mais esta pérola, sobre como os tais líderes europeus que amam Sócrates o vêem realmente (também). Da pág. 2, sob o título Portugal instado a aprovar plano de austeridade: «Os dois lados (Passos Coelho e Sócrates) concordam nas metas de dívida e défice estabelecidos pela UE, e o colapso foi em grande parte causado por polémicas sobre a forma como o novo pacto (o PECIV) foi montado. "Foi um enredo cínico da autoria de Sócrates, e os outros líderes vêem isso", disse um diplomata da UE.»
Anonymous said…
Um post não faz a Primavera.
Anonymous said…
Cada vez que vejo uma notícia destas até sinto vergonha por ser português! Como é possível receber-se 822.000 euros mesmo não exercendo funções????!!!! Como é possível pagar-se 562.192 euros "por ter saído antes do fim do mandato"???? Quem me explica em que consiste a grande trabalheira que tem um vogal para justificar um vencimento anual de 324.000 euros???? Como é que se justifica que esses mesmos vogais, a partir do próximo triénio passem a gozar ainda de uma componente variável para além da componente fixa dos seus salários???? "Maravilhas socráticas"!!!!!!!!!! E depois anda esse parasita do Vara nos Centros de Saúde a passar à frente dos outros para que lhe seja passado um atestado imediatamente "por estar cheio de pressa"!!!!!!!!
Anonymous said…
Silva Pereira portou-se como muitos PSDs, sabe que P.P. Coelho é um flop.
Anonymous said…
Há anónimos mais anónimos que outros. Eu conheço este último.

Popular Posts