EXÍLIO INTERIOR E PACTO COM DEUS


Aqui jaz muito, ou quase tudo, do que penso também.
Coisas como o que bem poderia ser o 'epitáfio vital' de Alexandre O'Neill,
a seguir transcrito, que me define muito bem a mim,
ainda que, como em quase todas as coisas da vida,
se vá progredindo por tentativa e erro:
lkj
«O exílio interior pressupõe um corte total com os meandros
por onde se movimentam os chamados carreiristas,
sempre prontos à transigência.
O exílio interior pede uma grande força de ânimo (e um nojo não menor),
a alimentação constante de um ideal, um amor sem limites à verdade,
o afrontar corajoso de uma envolvente solidão,
um elevado espírito de sacrifício.
O exílio interior tem algo parecido com a atitude mental dos místicos:
o abandono dos pactos com este mundo mundanal
para a preservação de um único: o pacto com Deus.»
lk
Alexandre O' Neill

Comments

almariada said…
Excelente!

Também me identifico completamente!

Até me apetecia levar o poema para o meu blog mas ele agora está em repouso...

Estou a gostar deste blog! Vê-se, não é? :)

Popular Posts