JUMENTOLOGIA E CORRUPÇÃO



«O PSD de Cavaco Silva usou e abusou dos cargos públicos colocando militantes em postos de chefia ou “convidando” os chefes a inscreverem-se no partido. O PS foi incapaz de romper com esta realidade e introduziu duas novidades desastrosas, a confiança política na nomeação dos directores-gerais e subdirectores-gerais e os concursos para a nomeação das chefias. Agora a teia tem base legal.
lkj
Veja-se o exemplo do fisco onde os directores-gerais dos Impostos têm menos poder na organização do que um antigo assessor de Oliveira e Costa, hoje director do contencioso fiscal de um grande banco. Uma boa parte dos dirigentes do fisco tem mais lealdade às personagens que os ajudaram na carreira do que aos sucessivos directores-gerais que por lá passam. O resultado está à vista, nalgumas zonas do país quase foi necessário um “golpe de estado”, as dívidas fiscais estão a ser cobradas por funcionários deslocados de outras regiões.
lkj
É mais fácil condenar “meia-dúzia” de corruptos do que arranjar provas contra milhares de situações que numa organização com uma cultura favorável multiplicam-se como cogumelos. O combate à corrupção é uma condição para o desenvolvimento económico do país e não uma feira de vaidades que serve para promover políticos ou procuradores em busca de fama.»
lkj

Comments

... até que enfim. Alguma vez teria de ser.Parece... parece que desta vez não estou de acordo consigo. Dir-me-á.
Isso é um parágrafo da verdade. O problema é que a realidade é demasiado complexa para que se possa em parágrafos ou apontamentos esparsos expressá-la com verdade. Nada tenho contra O Jumento (já aqui lhe disse que é um bom blog) mas nem por isso deixa de pecar - na forma e no conteúdo - por se ficar pela espuma, pela ramagem das coisas. O que diz nesse escrito tem alguma verdade mas não diz A VERDADE (e aqui não posso de deixar de fazer este parêntesis- o autor d'O JUMENTO que não conheço não sei se terá condições para dizer A VERDADE o que não quer dizer que não seja pessoa séria e íntegra. Pelas palavras, pelo que escreve...parece mas...??? Você consegue avaliar a autenticidade, o peso e a serieddae com que podemos ler as palavras d'O JUmento se considerar o seguinte:
1 - é um indivíduo activo; 2 - cheira-me que é um quadro médio/superior de um organismo público ou de uma administração ou qualquer coisa assim; 3 -você sabe o tempo e o trabalho que lhe dá a editar o PALAVROSSAURUS REX - O JUMENTO dá bem mais.
Faça as contas, pondere e diga-me lá onde fica tudo o resto? Se é como penso saber)
Lá lhe venho eu outra vez com "As Agendas" - as deles e as nossas.
Esse escrito é datado. Tem um fim específico. Traduz parte ínfima da realidade porque a história vem de lá de trás, de muito antes, do dealbar da democracia e do estabelecimento do regime democrático em Portugal e acredite meu amigo há poucos, muito poucos que possam falar e contar toda a VERDADE sem que lhe cresça o nariz, lhes aqueçam as orelhas, lhes enrubesçam as caras...
Estou disposto a fazer-lhe o desafio meu prezado amigo aqui como no Pleitos, em conjunto, da maneira que cada um de nós com mais informação ou menos, da maneira que souber e puder saiba dizer mas - por isso o desafio - sem qualquer tipo de Agenda ( coisa que sei você não tem... aliás antes tivesse que era muito bom sinal para si)... vamos por aí e não se assuste se por acaso a partir do meio do processo anlítico começarmos a retirar ilacções que nos afastem de algumas ilusões filosóficas, éticas, morais, políticas e outras e que queremos continuar a acreditar que serão exequíveis. Já acreditei mais mas...
Não meu amigo. Essa visão d'O Jumento é parcial. Essa história começou antes. O que não é mal nem bem. É o que é!mas é de facto um dos imensos e poderosos espartilhos que nos manietam.
Se é o fim não sei. Tenho dúvidas que seja e muito medo do futuro. Mais medo que dúvidas.Agora de uma coisa estou cada vez mais ciente: que isto não vai - Portugal, a Europa, etc... - ficar assim tal como conhecemos... Ai isso não vai! Tenhamos vida e saúde e queira Deus que daqui a...quinze anos sobejam, possamos pegar nesses em outros e alguns dos nossos escritos e comentários e esquadrinhá-los.
Receba um abraço
David Oliveira

P.S.: lembrei-me agora do Eduardo Pitta que também não conheço e do Da Literatura que também gosto e lhe encontro valor. esta que está em linha sobre o livro do tal que escreveu sobre WIRIAMU e o que sobre isso transcreveu Pitta e a tentativa de emendar a mão do Pitta tem graça.
Perderam o tempo útil para fazerem a cabeça dos outros.A net, os blogs veio estragar-lhes em certa medida a festa.Antigamente os gajos diziam todas as merdas que quisessem e nós tinhamos de as engolir (e se não engolissemos não tínhamos como dizer porque para a maioria os caminhos estavam fechados). Agora eles dizem as merdas mas eu, você ou outro qualquer desde que esteja nessa também pode dizer outras merdas iguais ou em sentido contrário e publicá-las sem ficar agradecido a ninguém. Foi-se-lhes essa vantagem.Dizia o outro "É a vida!"

Popular Posts