ARSÉLIO MARTINS: AND THE OSCAR GOES TO...


O Professor Premiado
bloga-de-esquerda aqui.
lkj
Perguntar-me-ão: «Sim, joshua, ok, o professor premiado e tal...
mas o que tem a Shakira a ver com o professor Arsélio?»
Eu respondo: mas o que tem este Ministério da Educação
a ver com este prémio por si atribuído a um professor?
Mas o que tem este Ministério da Educação a ver com 'educação'
mais que com só numerologia, só estatística, só folha Excel, só gestão?
Aliás, deixem-me que desabafe: este prémio desprestigia o professor Arsélio,
vindo de quem vem, caso venha de quem vem.
A acção concertada do ME para fazer dos professores
meras estátuas de sal nas escolas
e dos trâmites de secretaria ou burocracia examinadora
o grande exutor do pseudo-sucesso aflige.
E aflige porque nos condena a um grande simbolismo presencial
e condena a sala-de-aula a um enorme mal necessário.
Não se pode andar a dar prémios e erigir toda uma hostilidade crassa
contra quem trabalha na docência. Ou pode?
lkj
Por isso me parece que associar a figura de Shakira
a um homem de quase sessenta anos,
professor de Matemática, excêntrico e doido como eu,
é um prémio que lhe dedico e uma ironia associativa minha.
Também sou professor e estou em sofrimento.
Há anos lectivos, certas escolas, certos perfis de alunos,
que nos fundem desamparados os neurónios.
Aqui-del-rei, que sou professor e há um infinito penar nesta profissão!
Socorro, que é coisa ingrata e tóxica para a saúde ser professor!
Servir e amar de todo o coração dedicado os meus alunos
está minado de nulo a partir de cima.
lkj
Qualquer Shakira a este propósito é mais que justificada!

Comments

Anonymous said…
Caro Joshua

Tentei deixar um comentário no blogue do melhor professor do ano (LOL, é pá, não consigo deixar de dar 1 gargalhada cada vez que digo ou escrevo isto) mas não consigo - as minhas especificações de segurança dos navegadores não me permitem ver a imagem da verificação visual de muitas caixas de comentários do blogger. Por isso deixo aqui a minha opinião, se não se importa, já que parece estarmos de acordo.
Não percebo como é que alguém, que até parece ser (ou ter sido) inteligente, aceita um prémio destes. Será da idade? Será que todos temos, de facto, um preço, como dizem? Ok. Parece que tenho que aceitar isto como verdadeiro. Resta-me lamentar, então, que a malta se venda tão barato.
Saudações bloguísticas.
Anonymous said…
Há sempre quem, por um dinheirinho, não se importe de fazer um frete e perder a dignidade. Não é mau receber um prémio. Todavia, há elogios que devemos recusar com firmeza se não queremos correr o risco de nos estatelarmos na lama.

Há pessoas de quem se deve recusar o elogio. Há pessoas que nos engrandecem apenas quando nos criticam.

Popular Posts