MAR SALGADO E UM OCASO


O que vai escrito aqui suscita milhões de pensamentos e reacções,
no meu caso, os primeiros seguirão algo desconexos
devido ao grande e compreensível sono que por estes dias me verga.
çlk
O abismo atrai o abismo: o amor da ciência
não é a fé nela como num absoluto ou sequer no racionalismo como noutro.
De fascínio em fascínio, a Ciência, mesmo assim, não pode retribuir
como pode a plenitude da Relação com o divino no humano.
lkj
O que convém ao Homem é uma noção integradora e holística

que nada exclua da experiência e intuições luminosas dos nossos antepassados,
seja ela na vertente mística e ânsia de Além traduzível numa ética e numa delicadeza
incomparáveis e sublimes para com os nossos semelhantes,
seja no permanente questionamento e transformação da realidade.
lkj
Amar a Deus com todo o Ser,
com toda a mente, de todo o coração,
é uma formulação abrangente e ambiciosa
que exige se lance fora todos os orgulhos suicidários
que nos foram dizimando desde o princípio,
não a Ciência ou o Progresso.
lkj
O orgulho racionalista não integra outras dimensões
da complexidade que nos constitui e o problema de Deus
não é enfrentável eliminando-O sem que nos eliminemos em simultâneo.
A nossa caminhada no Planeta tem um peso eminentemente religioso
de muitos milhares de anos que não representa qualquer lastro,
mas a bela experiência de uma peregrinação comum.
lkj
Hoje, até as nossas mais profundas ânsias estão soterradas de pragmatismo,
dispersas por mil e uma coisas,
e o Céu é olhado com desdém.
Urgente, por isso mesmo, uma refontalização.
Isso faz-se tanto com uma pregação ardente e convicta
quanto com uma calorosa e acolhedora caridade fraterna praticada.
Tudo, porém, está em crise e numa dormência impressionante.
Comiam e dormiam e não quiseram saber
até que sobreveio a PARUSIA como um ladrão.
lkj
No último domingo, eu,
que andava com o coração pesado de preocupações,
dei por mim à beira-mar, por longos minutos testemunhando um novo e belíssimo ocaso.

Ao meu lado a minha amada.
À minha frente, brincando na areia, a minha filha.
E o que foi extraordinário foi sentir um vislumbre,
um odor passageiro, do tempo em que vivia leve,
inteiramente nas mãos de Deus, praticando deliberadamente o ser criança,
despreocupado, numa essencialidade límpida de coração.
Sempre leve, sempre com os olhos postos no Alto

e, claro, imensamente feliz por isso mesmo.
Ali estávamos nós diante de um mar sereno,
de um azul muito intenso, um sol que lento se escoava em fogo,
aviões a grande altitude, cruzando os céus
com os seus alvos rastos de estratosférico gelo e um rebrilhar ao sol poente:
tudo tão belo e inspirador. Tudo magnificamente evocador para mim.
lkj
Depois de essa breve impressão-recordação-sensação
regressei às preocupações
e ao registo pesado de viver aflito com as coisas quotidianas do costume.
Ficou a noção de como é fácil ser feliz, dentro de um sábio despojamento,
e de como uma vida espiritual intensa basta para nos dar o cume da alegria.
O meu cume da alegria, obviamente, é o CRISTO comungado e escutado com o coração.
Ele que está Vivo e Reina ONTEM, HOJE e SEMPRE.
kjh
É à Sua Casa que eu regresso. E às vezes o que é duro e difícil é só isto:
REGRESSAR.

Comments

antonio ganhão said…
Regressamos de nós mesmos ao que sempre esteve lá.
SEMPRE said…
Não precisamos regressar, precisamos apenas olhar, amar, viver e compreender.Há todo um mundo a conquistar e por pior que seja a noite virá sempre outro dia.
Ricardo Rayol said…
bom meu amigo cada um se apega ao que acredita o que é mais que louvável. pena que os ensinamentos Dele se tornaram pano de fundo para espertalhões deitarem e rolarem.
DS said…
Olá Joshua!
O teu texto é lindo e bem que não partilhe a tua fé, pois no meu mundo a beleza existe por si e em si transcendendo-se a ela própria em tudo quanto existe. Compreendo o quanto regressar ao essencial é importante!
Bjos!
Bubbly Chloe said…
Buenas Tardes.

Thanks for your message.
quintarantino said…
Olá... quanto à profissão de Fé nada digo... admiro quem a tem e a exprime livremente e sem preconceitos... mas gostei ainda mais de te sentir mais animado... ou pelo menos foi o que entrevi na referêcia às pessoas que amas... são as nossas âncoras e bússolas...

Popular Posts