OBAMA E O CARTOON CABRÃO


A linguagem do cartoon, no Estados Unidos é altamente criativa e ousada. Não faltam exemplos que exprimem longos textos de sátira certeira e abrangente. Mas não está isenta de alguns excessos infelizez como talvez seja o caso actualmente candente: «À primeira vista o cartoon publicado hoje no New York Post parece mais uma referência deste tablóide a um episódio ocorrido na segunda-feira e sobre o qual o jornal tem escrito abundantemente: dois polícias mataram um chimpanzé que atacou um homem, no estado de Connecticut. Mas algumas pessoas, incluindo o pastor baptista e activista dos direitos civis Al Sharpton, viram mais que isso. Viram um caso de racismo em que o Presidente Barack Obama é associado à figura do chimpanzé. O cartoon mostra dois polícias a abater a tiro o animal, enquanto um dos agentes diz: “Terão que encontrar outra pessoa para escrever o novo plano de estímulo económico”. Esta referência à primeira grande medida económica de combate à crise assinada ontem pelo Presidente fez com que muitos considerassem que o cartoon associa a figura do chimpanzé à de Barack Obama.» É perfeitamente natural que os media estejam na sua maioria no colo de Obama e em lua-de-mel, uma vez que a esperança e as expectativas foram e são altíssimas. A virtude do caso do Cartoon onfensivo no New York Post é pelo menos mostrar a atenção de que esta linguagem bem popular é alvo. Devo acrescentar que não achei piada. Nestas coisas, mais uma vez, qualquer publicidade para o jornal é boa, mesmo uma assim malígna e infeliz.

Comments

antonio ganhão said…
Em Portugal os jornais são mais bem "comportados" e uma caricatura destas não passaria... esranho país esses EUA.

Talvez seja isso parte de uma campanha negra...
Anonymous said…
O que é demais é moléstia! diz o povo, eu temo ainda...que o cartoon prenuncie uma vontade latente!...


O valentines está bem apanhado!
KImdaMagna said…
...aquele tempo do ( desejado daltonismo epidérmico está a demorar a chegar...

"evolução do erro?
Anonymous said…
Não binquem comigo! Então o Bush era constantemente caricaturado como chimpnazé e este não pode??? Não sejam racistas "pela positiva", pois acautelar semelhanças entre afro-americanos e símios é RACISMO da vossa parte, seus racistas "bonzinhos"!
O cartoon está engraçado, tem razão de ser, e pela minha cabeça não passsaria essa ideia, se não fossem os bem pensantes terem feito essa estúpida associação.

E viva o Obama!

Popular Posts