CULPAS DO AGREDIDO

Começo por condenar veementemente a agressão de que Rui Gomes da Silva foi alvo, se é que foi alvo de uma. Ponto prévio. O segundo ponto é muito simples: indivíduos de um fanatismo exacerbado, capazes de frases facciosas, incendiárias, injustas e provocatórias não podem ser comentadores em programas de TVs: não se lhes pode atribuir a palavra televisionável. Cada vez que RGS fala, qualquer frase sua, qualquer opinião, ofende um portista, engolfando-o nos processos de intenção depreciativos que povoam as mentes da 'nação', como alguns benfiquistas apodam o seu clube. Portanto, a primeira coisa a fazer era dispensar esse benfiquista pirómano do lugar que ocupa na SIC-N e com o qual contamina de radioactividade passional ou teatral a opinião benfiquista, jornada a jornada. Para sua própria preservação, comentadores portistas, benfiquistas, sportinguistas, como RGS, dispensam-se. Extremismo pede extremismo. Sobressaltos. Ódios de estimação. Gestos drásticos ou a ficção deles.

Comments

Anonymous said…
Tem razão. Eu tb sou contra a liberdade de expressão.
Tem dúvidas que tenha acontecido? Pq?
Se calhar aconteceu tanto como a tentativa de agredirem o Rui Rio. Eu sei que o futebol é movido por paixões... mas porra o vosso presidente PC é um corrupto condenado por tal (desportivamente, pq as escutas não foram admitidas em razão da moldura penal entretanto ter sido alterada por uma maioria PS) e tudo o que ele diz o senhor repete aqui como se tratasse do mais fiel dos seguidores.Tinha-o por mais inteligente. Tenho pena que a minha cidade invicta seja cada vez mais conhecida pela Palermo portuguesa.
Anonymous said…
Se não existiu agressão então tanto o Rui Gomes da Silva como o autarca de Paredes, que estava com ele e que falou também para a comunicação social, para além das espocas dos rspectivos, mentiram a todos nós. E o Pinto da Costa, na inauguração da casa do FCP em Rio Tinto, ao lado do major Valentim e que chamou palhaço ao Rui Gomes da Silva? Que dois, né?
Concordo com o que escreveu acerca do fanatismo exacerbado. Gostava agora de saber se pensa da mesma maneira em relação ao Miguel Sousa Tavares, Rui Moreira, Miguel Guedes, Francisco José Viegas, Manuel Serrão, Guilherme Aguiar e o próprio Pinto da Costa, o principal fanático. Claro que não, né? Incendiários só os do Benfica. Portanto, um abraço de solidariedade para com Rui Gomes da Silva e que continue com o seu trabalho de defesa do Benfica (que colide com o anti-benfiquismo do clube da sua terra, o Porto).
Zeco said…
Bem, estou perfeitamente de acordo consigo e com o AVB. Eu não estava lá, não vi portanto não aconteceu. E mesmo que apareçam umas escutas ou filmagens isso não conta. Mas, se eventualmente aconteceu, não condeno nem censuro, lamento um pouco, afinal o é um incendiário frito e cozido. Portanto pode levar porrada no Porto porque não há quem lhes ponha a mão em cima (já se percebeu que boxe e golf são desportos em voga no Porto e a polícia também pratica...) Um abraço, verdadeiro, de S.Roque da Lameira
Anonymous said…
Também eu lamento se de facto existiu a agressão, mas tenho dúvidas que tal tenha acontecido. É um direito meu, já vi muitos exemplos vindos desse clube que comprovam que nem tudo o que parece é.
Primeiro: uma questão de lógica, então 3 indivíduos dão-se ao trabalho de se encapuçar, se dirigir à zona do restaurante, vigiar os acessos e no fim "limitam-se" a dar 1 estalo a esse Sr.! Um estalo?! Se de facto tivessem ido, perante a impunidade do momento e o anonimato do disfarce, tinham feito muito mais do que dar "apenas" um estalo.
Segundo: embora não se justifique a agressão de que supostamente foi alvo, o que é que esse Sr. faz todas as Segundas-feitas à noite senão agredir verbalmente adeptos de outros clubes, num fanatismo que não tem paralelo em qualquer outro comentador da TV?
Terceiro: aos indignados que querem ver uma condenação frontal do acto por parte do Porto ou quaisquer outros... onde está a condenação frontal por parte do Benfica ao que foi dito o ano passado na Benfica TV, quando se mentiu descaradamente acusando adeptos do Braga de matarem um do Benfica? Onde está a condenação formal do individuo que no mesmo canal, na sequência dessa falsa acusação, incitou os adeptos do Benfica a "pegar em armas e vir a Braga resolver o problema"? Onde está a condenação frontal do individuo que esta semana na mesma telvisão insultou as "gentes de Braga"(todos não apenas adeptos do clube) acusando-os de serem macacos incivilizados? Onde está a condenação formal das agressões perpetradas po J. Jesus? Onde está a condenação formal da simulação de Carlos Martins quando, no jogo do ultimo Domingo faz teatro por supostamente ter sido atingido por um objecto na cabeça, objecto esse que ninguém vê, nem no estádio, nem nas imagens televisivas,sendo que já quando está no chão é-lhe atirada(muito mal feito diga-se) uma pulseira, já ele tinha feito todo o teatro por ter sido atingido por um objecto invisivel?!
Quarto: querem dignidade e respeito, procurem-no com justiça, com humildade e reconhecendo o mérito dos outros. Condeno as agressões a um ser humano, se estas de facto existiram, porque em primeiro está o respeito pela vida humana. Quanto ao resto, não respeito, nem admiro essa instituição e os seus representantes enquanto tal. Hostilizo uma instituição que não sabe ser digna nem respeitar os outros. Não aceito que haja um instituição, seja esta qual for, que se julge superior a todas as outras, sem o minimo de humildade e que tenha a ousadia de demandar vassalagem por parte de todos os outros. Nunca a prestarei, nem ao Benfica nem a ninguém, de joelhos não me colocam, nem a mim, nem a muitos outros, prefirirei "morrer de pé"!
Anonymous said…
Tal como em muitas vitórias conseguidas, foi mais um acto "à Porto". Fala-se agora, dá-se alguma importância e já se cai no esquecimento sem consequência nenhuma e na total impunidade.
Anonymous said…
Joaquim
Der acordo com a tua tese, devias, em primeiro lugar, tentar destronar o teu presidente do FCP. Que tem mais acesso à imprensa do que qualquer comentador de TV, seja ele do FC Porto, Sporting ou Benfica. Olha para dentro de casa primeiro. Cuspiste e caiu-te no prato da sopa.
Dylan said…
Joshua,

Ainda pensei que fosses menos fanático do que os teus amigos de blogue, afinal, enganei-me. Pela tua teoria, uma mulher de mini-saia foi violada porque provocou, incendiou, através da sua vestimenta...
No fundo - e o teu título do post diz tudo - o teu texto é semelhante à conversa do Pinto da Costa acerca de palhaços.
Não te esqueças de uma coisa: o FCP tem que ir duas vezes a Lisboa, e vamos ver se o teor da tua conversa acerca das culpas muda de figura...
Dylan said…
ah, cada vez que Pinto da Costa rumina insulta um benfiquista!

Popular Posts