O IMPONDERÁVEL DIOGO ESVOAÇANTE

Eu, que nestas coisas da cultura, não sou nada, mas mesmo nada, tendencioso, considero que a secretaria de Estado da Cultura fez bem em desinfectar o director artístico do Teatro Nacional Dona Maria II, com efeitos "imediatos", expressão palavrosa que significa «Põe-te no olho da rua, já!», mas com finesse. Não estão em causa as qualidades pessoais, artísticas e administrativas do Diogo, está em causa a bazófia politizada e politizante em que se meteu, certamente espicaçado para espicaçar e diminuir o invisível ministério tutelado pelo invisível Francisco José Viegas: o Diogo pertence ao grupo daquelas centenas de nomes do tempo do Primadonna colocados com a sua chancela, e com ampla lealdade ao mesmo Primadonna que fez deles novos Figos, isto é, outras formas mais duráveis e permanentes de embeber em Taguspark o problema-solução da imagem colada à imagem. Há imensos acólitos remanescentes prontos para todo o serviço serventuário do desafiosinho a que hoje se deu o Diogo. Está tudo no paleio utilizado. De resto, se o Diogo Infante queria ser afastado, ou esperava, ou então desafiava o Governo [e a Troyka] com a suspensão da programação para 2012 e a ameaça da sua demissão, coisa que fez e que talvez só tenha pecado por tardia. Adeus, imponderável Diogo esvoaçante e tal! 

Comments

Miguel said…
Bem dito.
Silvares said…
Está tudo a esvoaçar. Na cultura, na educação, em todo o lado. Este secretário de estado anda em carro de ministro e já ganhou aquela expressão de quem caga mármore, como diz o Amdeus. Estamos fritos.
Anonymous said…
O sr. Diogo Infante é, para todos os efeitos, um gestor de topo de uma das instituições de topo da pobre cultura portuguesa. Parece-me deplorável e indecente que, em vésperas da audiência do Secretário de Estado na AR, promova uma conferência de imprensa paga por nós todos para pressionar o seu responsável (ou deveria antes dizer chantagear?!). A isto chamo falta de ética profissional. E se é lamantável a situação do país, mais lamentável é a atitude dos que persistem em salvar as suas quintinhas (ou deveria dizer "tachinhos"?), sem se importarem com o sacrifício de todos. Se não está de acordo com o OE 2012, diga-o ao sr. SEC directamente ou então faz o que, se calhar, deveria fazer agora: demita-se!
Filipe Tourais said…
Acho muito redutora essa visão que divide socráticos de não socráticos. Então, se o homem era competente, deixava-se ficar a arder na falta de dinheiro que lhe comprometia o trabalho, era? Só por ter sido nomeado pelo Governo anterior, já se vê. Eram todos maus e merecem o inferno. É infantil.

Popular Posts