PALRADOR SOARES DORMITA EM MFL
Debitar propostas, medidas e pensamento político pelo teleponto e ignorar olimpicamente as pessoas deve agradar, bem lá no fundo, ao grande tubarão intocável e "democrático" Soares, cujo sonho, dizem alguns, era fazer disto um grande Macau. O País vai enfastiado com o MegaPaleio Fastidioso de Sócrates. Nunca nenhum vendedor de vassouras de porta em porta nos tem esgotado com tantos refrões sonoros todos os dias, numa insistência lunática. O palavrório mais soundbytesco invade-nos a paciência todos os dias. O Ainda-PM coloniza todo o espectro mediático com paleio redondo e previsível que não dá em nada, bate na tecla que lhe convém e convém a uma minoria de adesivos do Orçamento. Soares deve adorar esta derrapagem do Paleio Vão sequioso pelas obras regimentais. 35 anos de Conversa Fiada, palmando sabidolasmente o Estado, não bastam nem esgotam o grande palrador Soares, imbatível a dormitar. Precisa de se sentir surpreendido por MFL como um Rei enfastiado carece do seu bobo. MFL não lhe dá pica. Estou certo de que Sócrates muito o diverte e entretém com o seu show circense de pulgas amestradas. De propostas-paleio e paleio-programas estamos todos fartos. Urgente é ter bom carácter, ser leal, honesto, não ser ladrão, não mentir, não ludibriar os portugueses, não falsificar a realidade com estatísticas manhosas. Mas cuidado. Ai de quem mete o dedo na ferida. Ai do que ousar confrontar o fingimento de governar com a incúria pífia de só proclamar. Cego, surdo mas tagarela, Soares não ousa aludir à Farsa em que Portugal viveu atolado nos últimos quatro anos e meio. Prefere acossar o "egocentrismo ético" da venerável senhora. Nenhum problema. Nós fustigamos a patética bardinagem política, palavrosa e demagógica, do Ainda-PM: «2. A entrevista que a dra. Manuela Ferreira Leite concedeu à RTP1, que vi e ouvi com a maior atenção, constituiu, para mim, uma profunda decepção. Não esperava muito, confesso, dadas as intervenções que tem feito, desde que é líder do PSD. Mas foi pior do que supunha. De uma banalidade que, algumas vezes, roçou o patético. Só falou dela própria. É uma pessoa séria, decidida, que tem o culto da verdade, que só faz o que deve e não abre concessões para ninguém, sejam amigos ou não. Já o sabíamos. Mas tudo isto é o pressuposto para qualquer político, que tenha princípios éticos e não seja um oportunista. Não precisava, portanto, de o dizer, muito menos tê-lo dito à saciedade. Seria mais subtil - e ficar-lhe-ia com certeza melhor - se mandasse dizer a outrem todos os auto-elogios com que entendeu dever mimosear-se...» Mário Soares, DN
Comments
É compreensível que Sócrates esteja preocupado com a "coça" que o povo português lhe reserva para o dia 27 de Setembro. Como irá ele pagar as contas nas lojas do seu querido El Corte Inglés? Como irá ele pagar as diárias a 1500 Euros nos hóteis e 'resorts' da sua querida Espanha? Com consultas de "engenharia"? Como irá ele evitar as próximas revelações do escândalo FREEPORT?
Talvez Mário Soares tenha sido sempre assim, mas disfarçava melhor com a sua boa prosa enquanto político no activo. Antes éramos engenhosamente enganados com a sua ardilosa demagogia.
É lamentável que tenha surgido agora em cena para dar este miserável exemplo de democracia de baixo nível!