AINDA A DESNOMEAÇÃO SORNA

A julgar pela desnomeação sorna de João Lobo Antunes da CNECV, pergunto-me quantos portugueses mais terão sido desconvocados, desprezados, descontados, dispensados, desterrados, desinteriorizados, desgarrados, desnorteados, descentrados, desavaliados, desmontados, desmantelados. Quantos? Margarida Moreira disse um dia, na sequência do caso Charrua: «Nós temos tudo o que tem saído na comunicação social, nos blogues, ofícios, em tomadas de posição, em artigos de opinião...» O SIS moreiraniano espiolha opositores e verberadores? Ok. Sirva como amostra. Sem esforço, o CNECV engendrado pelo PS só terá eutanasianos, abortivoros e proponentes da pena de morte. Sócrates é tão bonito!: «"Se a capacidade do professor Lobo Antunes é para deitar para o lixo, então qual é o nosso caixote do lixo? Trata-se de uma das pessoas com maior credibilidade, conhecimento e reputação nesta área e é uma pena que não esteja no conselho no próximo mandato", afirmou o líder do CDS.»

Comments

Anonymous said…
As relações entre Cavaco Silva e José Sócrates estão definitivamente estragadas. Não por razões políticas ou ideológicas, naturais em pesoas que têm trajectórias diferentes. A questão essencial que os separa dá pelo nome de ‘confiança pessoal’. O Presidente da República deixou de confiar na palavra e nos compromissos pessoais assumidos pelo primeiro-ministro na confidencialidade das reuniões que os dois têm em Belém.


O primeiro caso que deixou Cavaco Silva verdadeiramente perplexo aconteceu com o polémico Estatuto dos Açores. A reacção indignada do Presidente não aconteceu só por razões de interesse nacional, como referiu nas duas comunicações ao País, em Julho e Dezembro de 2008. Em causa estiveram igualmente questões de lealdade, institucional e pessoal. Isto é, alguém – leia-se, Sócrates – assumiu compromissos em privado que foram rompidos em público, com o pretexto de que era essa a vontade do líder açoriano, Carlos César, fervoroso adepto do primeiro-ministro, e da maioria socialista na Assembleia da República.

O facto de o Tribunal Constitucional ter atirado para o lixo o Estatuto e os artigos mais polémicos não fez sarar a ferida de Cavaco Silva. E agora, de uma forma que é encarada em Belém como uma vingança mesquinha – muito ao estilo da actual direcção do PS –, o neurocirurgião João Lobo Antunes, cavaquista confesso, foi afastado do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida por ter tido um papel muito activo no parecer que acabou por rejeitar o diploma, conhecido por ‘Testamento Vital’, que o PS queria aprovar no final da legislatura e foi obrigado por isso mesmo a deixar cair.

Belém não tem dúvidas em afirmar que Sócrates se comprometeu a indicar o nome de João Lobo Antunes para mais um mandato. De S. Bento dizem que não, e falam mesmo de "mais uma intriga". Mas conhecendo-se o perfil institucional e a habitual reserva de Cavaco Silva em falar do que se passa nos seus encontros com Sócrates, a perplexidade assumida publicamente e de forma oficial vale por mil palavras.

PARECER AFASTA LOBO ANTUNES

O neurocirurgião João Lobo Antunes, cavaquista confesso, foi afastado do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. O Governo e o Parlamento, dominados pelo PS, não o indicaram para um segundo mandato. Acontece que Lobo Antunes teve um papel muito activo na elaboração do parecer que chumbou o chamado ‘Testamento Vital’, um diploma que o PS queria aprovar em Julho.

Texto de António Ribeiro Ferreira, publicado no "Correio da Manhã"
Anonymous said…
O polvo continua a estender os seus tentáculos.
Nunca Zeca Afonso foi tão actual desde o 25 de Abril: ... eles comem tudo ...
Bom domingo
Daniel Santos said…
Não ficava bem um lobo num jardim.
Anonymous said…
Quando o PS for governo outra vez, o joshua vai ser feito em picadinho. Comece a imaginar-se sem braços e sem dentes a conduzir esta traquitana.
O sapo RANGEL está indignado pelo facto do PS não ter nomeado o LOBO ANTUNES, mas sim o extinto LOBO IBERICO. Mas se o PSD PODIA NOMEAR DOIS PORQUE NÃO NOMEOU ESTE SENHOR QUE PELOS VISTOS QUER UM CARGO VITALICIO. Dava muito jeito em Belem ter um ventriluquo sempre que era necessário ir á Comunicação Social dar o mote. O que dirá o irmão António pessoa despreendida do poder e de caracter irrepreensivel?. Preciso urgentemente de uma intervenção cirurgica que não posso pagar, Talvez o Senhor Doutor no intervalo dos seus vários cargos e de conselheiro de estado onde poderá tratar da ética, me pudesse valer.

Popular Posts