CASTRADO PORTO EUNUCO


Fale-se do que se sabe. Em desespero de causa imigra-se para Lisboa. Onde está o emprego? Em Lisboa. Onde se paga melhor? Em Lisboa. No Porto definha-se e desespera-se, cidade desactivada, repleta de turistas na Baixa, comendo e bebendo nos bares da Ribeira e depois um enxame de jovens nacionais de tronco nu à cata de gorjas, serviçais, falando inglês macarrónico e sugerindo serviços de jigolo a vastas solteironas cetáceas, louras, nórdicas. Região moribunda, regressando ao nulo da miséria. A política atávica socratinesca e europeia, com regras iguais para um país desigual nos subsídios de desemprego miseráveis; o desvio de fundos QREN das regiões esmifradas para a desenvolvida Lisboa e Vale do Tejo em nome do interesse nacional, tudo isso resume bem o sentido nacional dos políticos medíocres e dos directórios comunitários a que temos estado condenados. Esse País de serviços na cabeça de Ricardo Espírito Santo remete para mais êxodo, mais emigração de novas levas de portugueses. O País entristece. Despovoa-se. Nem biscates, nem treta nenhuma. O Norte está moribundo, o Porto é uma sombra de si mesmo. Maldosamente falem dos desamparados esses de barriga garantida, rendimento farto, emprego vitalício: «Segundo o candidato da CDU, "o país e em particular o distrito do Porto, está mais pobre, mais desigual e mais injusto, situação amplamente agravada pelo encerramento de serviços públicos dos últimos anos, por continuado desinvestimento público e por uma politica ruinosa para a indústria e comércio da região".»

Comments

O Norte está a pagar por não votar PS, esta é a única realidade.

Desde Sá Carneiro que não temos ninguém que chegue a Lisboa e bata o pé.

Abraço
Janice said…
Joshua!
Não sabes como fiquei contente com a tua visita ao meu singelo blog.
Reparaste o que são os temas deste?
Pois é meu amigo, Futebol e artesantato, é o que resta para uma mulher com mais de 50 anos em Brasil.
Li o teu artigo e fiquei triste, porque parece que estes problemas sociais, de desigualdade humana não se restringe apenas ao Brasil, que penso que é o campeão de todos por ter uma politica tão direcionada e ao mesmo tempo que envolto em véus de bondade através de programas de "doações" como "fome-zero", bolsa-estudo, vale-gás, vale-leite e tantos outros 'vales", que mais são esmolas do que própriamente um tratamento digno ao cidadão e não existe a mínima vontade e interesse em criar uma cadeia produtiva onde cada elemento pudesse com o suor de seu trabalho conquistar o seu sustento.
Juro que sempre pensei em sair deste lugar onde moro e procurar um lugar onde existe esta consciência social e humana.
Vou passar a ler os teus artigos e fiquei honrada em ser incluida em teus blogs indicados e ser meu seguidor, eu ainda não domino totalmente as ferramentas da Internet, mas já vou te adicionar também, porque gostei muito do teu texto.
Grande abraço.

à propósito, tu gostas de futebol também? Será torcedor do Porto? ou Benfica? oi Sporting? são estes que eu mais conheço.

Popular Posts