FAMINTO DE LAZER, É COMO DIZ O OUTRO

Foda-se! Caramba! Quando eu digo que estive no Brasil, não falta quem pense que isto são rios de dinheiro, montes de renda e proventos mil. Não é verdade. Bem pelo contrário. Foi sofrendo, poupando e privando-nos de muita coisa, andando a pé todo um ano de trabalho, que essa viagem se tornou possível. Valeu-nos, ou poderia ter valido como contributo do lado de lá, por exemplo, a venda de um touro para financiar parte da aventura de amor e família que nos leva a matar saudades. E mesmo assim, concluída a nossa estada lá, ficámos com alguns compromissos por suprir por uns meses. Será um par de meses apertadíssimos. Depois há o velho cerco injusto do Fisco, graças a uma célebre lei retroactiva, absolutamente injusta e imoral, do consulado socratino que me inventou uma dívida fiscal que na verdade não contraí, e me persegue desde 2006, na sua horrenda sanha desmoralizadora: e eu pago e volto a pagar e a pagar e a pagar e a pagar. Depois há outros problemas e vicissitudes, com o BES à perna, penhorando sem piedade, com todo o seu poder de usar e abusar, avaliar e desavaliar imóveis, o vencimento mínimo e penuriando o meu escasso ar e o meu pouco vento. Aqui, no burgo gaiense-portuense, cá o blogger trabalha, bloga o mais que possa, come saladas, dorme, dá amor, alimento e aconchego às filhas e vive na apertada paz doméstica. Faz o possível. Quanto a sair em lazer, cultura, música clássica, isso é-me miragem. Uma impossibilidade concreta. Custa-me estar privado do que seria para mim uma hora e meia a chorar a rir, caso pudesse ir ver o Miguel Guilherme e o Bruno Nogueira, na peça anunciada acima onde, ao que parece, o humor parvo e a conversa da treta pontificam. Por variadíssimas razões, não está ao alcance do meu mísero porta-moedas. Não posso chorar a rir com eles? Posso chorar a chorar sem eles.

Comments

floribundus said…
somos irmãos na falta de 'cum quibus'.

o estado, 20 anos depois, cobrou-me em tribunal e com juros um empréstimo que nunca me fez. nem sequer fui ouvido. só recebi a sentença.

ontem jantei com dois primos de
São Paulo que não via há vários anos
Anonymous said…
Há muito é este o País da cobrança abusiva de impostos. Também se cometem injustiças e legalidades ilegítimas, mas Fisco é Fisco.

Popular Posts