O ESTADO É UM PAQUIDERME


A paisagem nacional degrada-se lenta e viscosamente.
Um dos meus vizinhos, um jovem de quarenta e pico,
devido ao facto de ter nascido com uma ligeira desvantagem mental,
transformou-se a pouco e pouco numa figura carismática de bonomia
e ares de circo, físico literal de leão marinho,
comportamento magnânimo de líder de distrital
de um Partido nacional qualquer, estava visivelmente alcoolizado
e falava por ali ainda mais alto e esbracejava como um gerente.
lkj
Embevecido com a filha, uma adolescente com ar
de não ter malbaratado a herança paterna e barafustante com a mulher,
cuja paciência com o monumental homem parecia não ter limites.
Pés quentes à noite? Coices durante o santo dia? Quem sabe?!
Tudo isto esta tarde, na hora do pãozinho,
num Pingo Doce perto de mim, sítio mínimo que me vai consolando.
lkj
«Então, por aqui?». Sujo e muito besuntado de odorosas negligências higiénicas,
o moço foi-me dizendo logo que já tinha na mão o subsídio e que estava ali
a comprar uns aperitivos, umas batatas, umas cervejas.
«Gosto em ver-te. Adeus.» Parti. Ele é que não saía de perto
daquelas garrafas áureas de whisky, muito caras e muito desabridas,
naquela vitrine provocatória e que, por longo tempo,
bem namorou com sorrisos e olhares perdidos como que diante de jóias.
lkj
Invejei-lhe a natureza sem cuidados de maior e a insciência inocente.
Grande é a batalha perdida por dignidade a quem trabalha
e a quem não tem nem sonha trabalho. O Estado é um paquiderme louco à solta
no Zoo agonizante dos egoísmos que o montavam.

Comments

Blondewithaphd said…
Só não sei onde vais buscar os elementos pictóricos que ilustram os teus posts!!! Ó homem que é cá com cada coisa mais grotesca!

Mas o título adorei! O conteúdo... lamentavelmente, uma triste verdade!
Tiago R Cardoso said…
tavas a falar lá do famoso pãozito ?

permite-me o destaque "Grande é a batalha perdida por dignidade a quem trabalha e a quem não tem nem sonha trabalho."

Dissestes tudo...
quink644 said…
Não te tenho gostado de ler...
'serei, porque o sou de facto, o inextinguível e feroz Palavrossavrvs Rex'
Assim é que te quero... Apresento-te um amigo:
http://tavernadovesgo.blogspot.com/
Um abraço, e ergue-me essas garras, predador das palavras e dos gestos fáceis!
Caro Joshua,
abri outra porta:
http;//muitacautela.blogspot.com/
Gostaria muito que me visitasses.

Abraço

Popular Posts