NOVOS SINAIS DE FUMO

Certamente que a Ana Paula não teve quem bloqueasse este processo por quatro ou cinco anos ou quem pressionasse os investigadores e magistrados no sentido de o assunto ficar prescrito, arquivado, e ela salvaguardada. A tentação é grande, mas há filhos de um deus menor entre a grande fauna de corruptos e certamente uns são mais corruptos que outros. A Ana Paula é das que experimenta os dois pesos e duas medidas num País com uma Justiça para os Fortes e outra para os Fracos: «A antiga inspectora coordenadora da Polícia Judiciária, Ana Paula da Costa Matos, foi hoje condenada pelo Tribunal da Boa-Hora, em Lisboa, a sete anos e meio de prisão por quatro crimes de peculato. A advogada de defesa já disse que vai recorrer da sentença.»

Comments

Anonymous said…
Tá mal ... um tipo vê o Avelino e a Fátima ... o Isaltino todo garboso ... e vai-se a isto e pega lá sete anos e meio de choldra!
É natural que haja mão pesada para este crime.

Contudo, não me parece, por um lado tão pesada para este tipo de caso, mas por outro lado, parece-me extremamente severa, não face ao facto, per si, mas face à leveza das penas que quase que "acariciam" outro tipo de criminosos.

Violadores, assassinos, raptores de bebés que, se não andam à solta, cumprem penas exíguas, o que decorre de:

1º - Um sistema penal castrador
2º - A falta de prova da grande maioria dos factos alegados pela acusação.

Claro que, desviar 94.000 eur que iam para a fogueira deve ser punido mas, 7 anos e meio parece-me pesado, em relação, por exemplo, a um infanticídio, previsto no Art. 136 do Código Penal Português que prevê uma pena de prisão de um a cinco anos a aplicar a uma "mãe que matar um filho durante ou logo após o parto e estando ainda sob a sua influência perturbadora.."
Comparações?
Quanto vale a vida humana de uma criatura indefesa??

Popular Posts