GRANADEIRO ENSAIA LEALDADE CANÍDEA

Quando o mega-empresariado entra na política e cumpre desígnios de pau-mandado que lhe são linguisticamente exóticos e ideologicamente excêntricos está o caldo profissional entornado. Adeus, pose! Adeus, objectividade e isenção! Granadeiro, o gestor-administrador-presidente da PT, tal como muitos críticos recentes de Manuela, aparece no "i" a pintá-la com as cores mais carregadas normalmente usadas para caracterizar os tiques comprovadamente pressionantes, maquiavelicamente ferozes de Sócrates. Mas a táctica não cola. Não consta, nunca constou!, esse tipo de perfil em Manuela ao passo que Sócrates está queimadinho no que toca a pressões, a neuras e a grandes fúrias se as coisas não lhe correm de feição (visionarismo imoral!) porque aquilo foram anos de relações intensas com o bas fond das negociatas que subjazem aos negócios de Estado, entre o fazer e o ouvir falar que se fez algo ficou e agora a TVI revela-o com todo o desassombro. Smith, por exemplo, tem medo e recentemente anda com tento na língua. Depois, se aquilo que estava negociado entre a PT e a Media Capital eram 140 milhões, quando a Media Capital vale 80 milhões, cabe perguntar para que bolsos iriam os restante 60 milhões. Conheço quem se morda por não ter estado a negociar isto em nome do Governo. Diz-me que não aceitaria menos de 20 milhões para o PS e 10 para o PSOE. O homem da rua não sabe de nada e dificilmente a Imprensa com testículos que rareia lhe daria a saber a fundo a natureza subjacente a estes negócios demasiado sigilosos em fim de ciclo político. Mas o mecanismo de rumor dos e-emails e dos comentários já deixa passar como verosímil a malévola flatulência. Não se sabe, nunca se saberá, mas pode suspeitar-se dada a sofreguidão neste negócio de última hora em fim de mandato com o mesmo cheiro a pressa que o caso Freeport atesta. De resto, para um administrador-gestor do gabarito de Granadeiro, quais as vantagens e a utilidade em se abalançar numa guerra de bocas polémicas contra MFL numa fase em que o PS-Governo e o seu líder perdem em toda a linha?! Para quê ensaiar uma lealdade canídea sem quaisquer vantagens futuras, bem pelo contrário?! Sócrates na verdade é um temível amestrador: «Manuela Ferreira Leite entrou hoje na polémica com Henrique Granadeiro, que a acusou de ter feito pressões, quando estava no Governo, para a sua saída da Lusomundo Media, em 2004. E disse que, se algum dia um Governo PSD tentou influenciar a linha editorial do “Diário de Notícias” e do “Jornal de Notícias”, então detidos pela Lusomundo, “fez mal”.»

Comments

manuel gouveia said…
Em alturas de crescimento económico, ou expansão dos negócios na área das telecomunicações, estes 60 milhões seriam recuperados num favor do governo em novos mercados. O pequeno acionista não ficaria prejudicado. Era como se a PT tivesse comprado uma licença. Por isso estes negócios privados demoram tanto tempo a serem negociados e envolvem directamente os governos.

Neste negócio, fez bem Cavaco em ter pedido transparência, existem limites ao que o mercado está disposto a aceitar e o facto do PS e do PSOE estarem no fim de um ciclo de poder exige atenção redobrada!

Popular Posts