POLÍTICA DESPESISTA PS ENCURRALADA


Provando estar encurralados pela coerência das Oposições, sobretudo pela marcação apertada e convicta do PSD, o PS-Governo arranja bicadas pífias com que se liberte da pressão moral da sociedade. Se se questiona o famigerado 'investimento público' redundante em estradas e inconsequente no crescimento sustentado e se propõem moratórias ao TGV, Novo Aeroporto e Terceira Ponte, o Governo sofre e retalia com o que tem mais ao pé no mais longe e passado das políticas. E responde como quem defende ter este Governo também direito a um conjunto de loucurazinhas hipotecantes do futuro, umas despesas onerosas para as próximas gerações, e que não são só os outros a ter podido correr riscos habilidosos. Fê-lo, pelo menos o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quando criticou directamente MFL ontem, durante o debate na Comissão de Orçamento e Finanças agendado para discutir o relatório de combate à fraude e evasão fiscal de 2008. Novamente o velho tópico Citigroup em sinal de desespero: «A titularização de créditos fiscais realizada em 2003 por Manuela Ferreira Leite e que, naquele ano, foi a receita milagrosa que pôs Portugal a salvo das sanções de Bruxelas por causa do défice, “foi uma operação que efectivamente hipotecou o país nos 5 anos seguintes”. [...] “Em termos financeiros não foi uma boa opção”, acrescentou o governante, que, contudo, garantiu ao PSD que “claro que este Governo vai cumprir e honrar os compromissos assumidos com o Citigroup”, e que “obviamente que nunca se ouvirá qualquer crítica externa a este processo”. “Até estamos a melhorar o “rating” das carteiras de títulos”, acrescentou, depois de ter feito a critica contundente.»

Comments

Anonymous said…
O TGV tem uma velocidade de cruzeiro entre 300 a 350 Km/h. Por isso para um percurso como o de Lisboa - Porto, com várias paragens pelo meio este meio de transporte não se justifica. O "alfa" é suficiente, dado que a distância entre as duas cidades é de cerca de 300 Km. Mas para se poder tirar todo o partido do "alfa", que pode atingir os 250 Km/h, a linha terá que ser melhorada e não só apenas até Lisboa, mas até ao Algarve (a zona balnear do continente por excelência).
Assim, julgo que apenas se justifica a ligação Lisboa - Madrid, porque ligará a nossa capital a Madrid e ao resto da Europa.

Zé da Burra o Alentejano

Popular Posts