TVI24: COMBATE DE GALHOS

À primeira vista parece promissor e saudável que a TVI24 se embrenhe no domínio apaixonante dos blogues, com a estreia, ontem, domingo, de um novo formato de debate que juntou à mesma mesa quatro bloggers absolutamente esperáveis, pois já lá estiveram. Sucede que a coisa jamais funcionará com as supostas democraticidade e abrangência porque o fenómeno tinge-se de libertário, inflamável e imprevisível. O debate chama-se «Combate de Blogs», não percebo por que não aportuguesam a palavra grafando de uma vez por todas «blogue(s)». Em estúdio estiveram Rodrigo Moita de Deus, do «31 da Armada»; Filipa Martins, do «Albergue Espanhol»; Tomás Vasques, do «Hoje há Conquilhas» e Miguel Morgado, do blogue «O Cachimbo de Magritte». Ontem, o tema em destaque foi o Congresso do PSD, em Carcavelos. Infelizmente, a bloga institucionalizada, tida como escol nacional, não passa de escória segregatória dos demais blogues e bloggers, com opções e atitudes de casta à parte, própria dos bonzos e ténias regimentais, com passadeira vermelha e luzes de sinalização tipo ambulância, ora em trânsito da bloga para a imprensa, da imprensa para a bloga, da bloga para as TVs, das TVs para as colunas das revistas e dos jornais, como o célebre palreiro CAA. A isto se resume a questão valorativa de esses blogues. Negócio, antes de qualquer outra coisa. Bocas apalhaçadas, antes das ideias e da convicção. Passes publicitários autopromocionais, antes da causa de renovação nacional e da necessidade de sentido crítico. E correcção. Sobretudo correcção. Quais são, pois, os melhores blogues e bloggers de Portugal? Será o blaterante, desprezivo, mas não desprezível, Blasfémias ou o altivo e circense 31 da Armada? Não interessa. O negócio rende-lhes. Nada contra, ressalvo. Pena é quando a vaidade lhes sobe aos cornos e o inchaço de elite também. Já não conhecem gente!

Comments

Floribundus said…
na minha aldeia alentejana dizia-se
que só a merda necesita elogios
«elogios de merda»
para os
«montones de mierda» a quem a rapaziada dizia apenas «seu monte»

a maior parte dos blogues são a cloaca maxima
Muito bem escrito, Joshua. Aquilo é uma mafia que começa no Pedro Rolo Duarte e acaba no Pedro Rolo Duarte. E à volta dos amigalhaços, sempre os mesmos, os media fazem representar a bloga. Sempre a mesma opinião, sempre os mesmos encostados, parecem os políticos do tacho...
Subscrevo, Joshua, subscrevo.
À medida que a blogoesfera foi ganhando relevância no espaço de debate e na capacidade de ir infulenciando grupos (ainda que relativamene restritos) de pessoas no seu sentido de voto, foi ver os partidos políticos, com o PS à cabeça, a alastrarem os seu "boys" para enlodaçarem este (nosso) espaço.
Daniel Santos said…
assim é que é falar, grande Joshua.

Popular Posts