A UM CÃO COMPASSIVO

Ia atropelando o bichinho, um canídeo de médio porte, castanho-branco, sem raça, que ao fim de esta manhã atravessava-zebra da Junta da Freguesia para o Centro de Saúde e o fazia como algumas pessoas: pé na passadeira, alguns passos atabalhoados em frente, antes de curar se vem carro. Vinha eu dentro do meu, numa velocidade civilizada, coisa que pode sempre ser insuficiente. Sem contradição nem paradoxo, travei, abrandando. Após um pequeno susto de quem estava apenas imerso nos seus pensamentos profundos, o cãozito prosseguiu o seu caminho. Mas foi então que eu vi aqueles olhos castanho claros, bem claros e meigos, tão esperáveis porém tão escassos em gente. Vi aquela meiguice natural. Ao aperceber-se do vulto que avançava sobre si, ele volteou o focinho na minha direcção, num gesto reflexo, instintivo, mas sem fitar, sem atentar verdadeiramente em mim, na minha lata com rodas crescendo para ele. E expôs aquele olhar divino. Tinha ele um ar misericordioso e manso, o cãozinho. Há séculos que procuro um olhar assim, misericordioso e manso, capaz de degelar o meu coração e me reverter ao modo criança abandonada às mãos amantes de um Deus. Juro que se escrevo sobre esse canito anónimo, que hoje eu poderia ter ferido sem qualquer culpa, é porque não é fácil encontrar compaixão incondicional entre os seres humanos. Qualquer grãozito dela, mesmo partindo de um bicho, parece que nos salva o dia.

Comments

Como o entendo, Joshua!
Joshua, meu querido

Por isso eu tenho 3 cães recolhidos da rua. Todos têm o olhar assim. E eu também tenho o olhar assim, Joshua. Tu é que nunca me viste.

Abraço
Matilde S. said…
Um texto que me trouxe lágrimas aos olhos. Tenho uma cadelita assim, tem um tamanho assustador e, diz-se que, de raça bera. Mas os olhos, senhores, os olhos da bichinha pitbull salvam-me sempre os dias.
José Domingos said…
Os nossos companheiros, bichitos, dão-nos todo o amôr do mundo.
Sempre prontos,a salvar os amigos "humanos", nós devolvemos, como no canadá, nas ilhas Faroé, no japão, abaia da vergonha, na china, esfolados vivos, para não marcar a pele.
Tenho vergonha.

Popular Posts