A BOLHA DE VALUPI, GUEIXA DE SÓCRATES

«Há duas coisas que me fazem espécie no comentário desse Valupi. (1) A associação entre civilização e progresso científico, técnico, tecnológico e, por conseguinte, cultural. (2) A concepção do BE e PCP como partidos que têm de andar a reboque do PS, isto porque o PS é o mal menor (na óptica de quem escreve). Estas ideias formulam uma concepção etnocêntrica do mundo. Diria, até, auto-centrada. De mim para o outro. Cria-se (ou define-se) uma bolha. Não inclusiva, mas exclusiva. Ao mesmo tempo não se compreende os que estão próximos, porque a nossa bolha é fenomenal. «O que eu defendo é que é correcto, civilizado e os outros têm de a seguir». Eis a moral da história. Prefiro aprender a abraçar a diferença de opiniões, de comportamentos: que eu não tenho o direito de achar o que é correcto para o outro, que os outros não têm de fazer aquilo que eu acho que eles têm de fazer. Prefiro possuir um quadro comum de princípios, na lógica dos dez mandamentos. Prefiro lutar para que os outros compreendam e adiram à minha opinião, não lutar porque a não aceitam (e por isso são «imbecis», porque eu sou bestial!).» Miguel

Comments

Popular Posts