ESTE AMANTE DE SÓCRATES CONTINUA ANÓNIMO

Vive e respira apenas para  contra todas as evidências, sinais, efeitos, consequências  defender a sua dama, o seu amante, o seu Primadonna. Quem será e por que se dedica com tal denodo ao branqueamento de um trajecto maculado e abjecto?! Pagam-lhe para isso, só pode. É como se o socratismo  grunhice política por excelência  à força de ter quem insista que não, que não, [que não corrompeu as instituições do Estado, que não enriqueceu (roubando o Estado) exclusivamente os seus, que não se amigou com empresas eleitoralmente amigas naquele amiguismo inescrutinável, que não ajustou directamente para satisfazer clientelas, que não desbaratou o erário, que não hostilizou gratuitamente cidadãos e classes profissionais, que não mentiu deslavadamente no âmbito da Economia e da Justiça] ficasse provado e demonstrado clarissimamente não ter existido uma fase terminal de todo um processo devorista do PS no Estado, caminho para a bancarrota. Por isso se dedica a este tipo de litania de amante derreado e crente único: «Para além das pulhices, canalhices e filhas-da-putice que caracterizaram a estratégia dos partidos da direita contra Sócrates e quem o apoiasse, os publicistas da gente séria tinham, e continuam a ter, especial gozo em atacar tudo o que cheirasse a inovação e tecnologia.[...] O tragicamente curioso, e supinamente avacalhante, foi observar a colagem dos imbecis do PCP e do BE a esta fúria anti-científica, anti-cultural, anti-civilizadora. Para os imbecis o que mais importava, o que só importava, era ver o PS destruído, por isso alinharam em júbilo nas campanhas difamatórias, saindo logo para a rua de archotes na mão à procura dos corruptos socialistas e suas negociatas diabólicas com os capitalistas e imperialistas. O racismo ideológico do PCP e do BE serviu às mil maravilhas os propósitos da direita mais decadente que Portugal conheceu depois do 25 de Abril.» Val-de-Merda

Comments

Anonymous said…
Só não acho que é a própria primadona porque a sintaxe e palavras como publicista são eruditas de mais para a personagem.
Miguel said…
Há duas coisas que me fazem espécie no comentário desse Valupi.(1) A associação entre civilização e progresso científico, técnico, tecnológico e, por conseguinte, cultural. (2) A concepção do BE e PCP como partidos que têm de andar a reboque do PS, isto porque o PS é o mal menor (na óptica de quem escreve).
Estas ideias formulam uma concepção etnocêntrica do mundo. Diria, até, auto-centrada. De mim para o outro. Cria-se (ou define-se) uma bolha. Não inclusiva, mas exclusiva. Ao mesmo tempo não se compreende os que estão próximos, porque a nossa bolha é fenomenal.
«O que eu defendo é que é correcto, civilizado e os outros têm de a seguir». Eis a moral da história.
Prefiro aprender a abraçar a diferença de opiniões, de comportamentos: que eu não tenho o direito de achar o que é correcto para o outro, que os outros não têm de fazer aquilo que eu acho que eles têm de fazer. Prefiro possuir um quadro comum de princípios, na lógica dos dez mandamentos. Prefiro lutar para que os outros compreendam e adiram à minha opinião, não lutar porque a não aceitam (e por isso são «imbecis», porque eu sou bestial!).

Popular Posts