A LÁGRIMA — GUERRA JUNQUEIRO

Manhã de Junho ardente. Uma encosta escavada,
Seca, deserta e nua, à beira d'uma estrada.
 l
Terra ingrata, onde a urze a custo desabrocha,
 Bebendo o sol, comendo o pó, mordendo a rocha.
 l
Sobre uma folha hostil duma figueira brava,
 Mendiga que se nutre a pedregulho e lava,
 l
A aurora desprendeu, compassiva e divina,
Uma lágrima etérea, enorme e cristalina.
 l
Lágrima tão ideal, tão límpida, que ao vê-la,
De perto era um diamante e de longe uma estrela.

l
Passa um rei com o seu cortejo de espavento,
Elmos, lanças, clarins, trinta pendões ao vento.
l
- "No meu diadema, disse o rei, quedando a olhar,
 Há safiras sem conta e brilhantes sem par,
 l
"Há rubins orientais, sangrentos e doirados,
 Como beijos d'amor, a arder, cristalizados.
 l
"Há pérolas que são gotas de mágua imensa,
 Que a lua chora e verte, e o mar gela e condensa.
 l
"Pois, brilhantes, rubins e pérolas de Ofir,
 Tudo isso eu dou, e vem, ó lágrima, fulgir
 l
"Nesta c'roa orgulhosa, olímpica, suprema,
 Vendo o Globo a teus pés do alto do teu diadema!"
 l
E a lágrima deleste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa.
 l
Couraçado de ferro, épico e deslumbrante,
Passa no seu ginete um cavaleiro andante.
 l
E o cavaleiro diz à lágrima irisada:
"Vem brilhar, por Jesus, na cruz da minha espada!
 l
"Far-te hei relampejar, de vitória em vitória,
 Na Terra Santa, à luz da Fé, ao sol da Glória!
 l
"E à volta há-de guardar-te a minha noiva, ó astro,
Em seu colo auroreal de rosa e de alabastro.
l
"E assim alumiarás com teu vivo esplendor
 Mil combates de heróis e mil sonhos d'amor!"
 l
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu e quedou silenciosa.
 l
Montado numa mula escura, de caminho,
Passa um velho judeu, avarento e mesquinho.
 l
Mulas de carga atrás levavam-lhe o tesoiro:
Grandes arcas de cedro, abarrotadas d'oiro.
 l
E o velhinho andrajoso e magro como um junco,
O crânio calvo, o olhar febril, o bico adunco,
 l
Vendo a estrêla, exclamou: "Oh Deus, que maravilha!
 Como ela resplandece, e tremeluz, e brilha!
 l
"Com meu oiro em montão podiam-se comprar
 Os impérios dos reis e os navios do mar,
 l
"E por esse diamante esplêndido trocara
Todo o meu oiro imenso a minha mão avara!"
 l
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Ouviu, sorriu, tremeu, e quedou silenciosa.
 l
Debaixo da figueira, então, um cardo agreste,
Já ressequido, disse à lágrima celeste:
 l
"A terra onde o lilaz e a balsamina medra
Para mim teve sempre um coração de pedra.
 l
"Se a queixar-me, ergo ao céu os braços por acaso,
O céu manda-me em paga o fogo em que me abraso.
 l
"Nunca junto de mim, ulcerado de espinhos,
Ouvi trinar, gorgear a música dos ninhos.
 l
"Nunca junto de mim ranchos de namoradas
Debandaram, cantando, em noites estreladas...
 l
"Voa a ave no azul e passa longe o amor,
Porque ai! Nunca dei sombra e nunca tive flor!...
 l
"Ó lágrima de Deus, ó astro, ó gota d'água,
Cai na desolação desta infinita mágoa!"
 l
E a lágrima celeste, ingénua e luminosa,
Tremeu, tremeu, tremeu... e caíu silenciosa!... 
l
E algum tempo depois o triste cardo exangue,
Reverdecendo, dava uma flor côr de sangue,
 l
Dum roxo macerado, e dorido, e desfeito,
Como as chagas que tem Nosso Senhor no peito...
 l
E ao cálix virginal da pobre flor vermelha
Ia buscar, zumbindo, o mel doirado a abelha!...
l
25 de Março de 1888

Comments

floribundus said…
Camilo denunciou por escrito um plágio de Junqueiro

Popular Posts