CÓMICOS RISCOS EM BOAS TRETAS


É má política atirar para cima das pessoas e famílias um brinquedo para o qual podem estar desmobilizados, em relação ao qual podem estar culturalmente desfasados, e no qual, dadas as dificuldades tão grosseiras de tantas famílias esmagadas de endividamento e de pobreza, poderão ser obrigados a ver somente o valor comercial de que depois se aproveitam. É a política do penduricalho, do electrodoméstico, do objecto avulso, do crachá, da feira, do zero sistémico. Além de desmobilizar a leitura e fazer prescindir do raciocínio autónomo e tradicionais técnicas mnemónicas nas crianças em fases demasiado incipientes de desenvolvimento congnitivo, esta nova fragilidade demonstra bem quanto ridículo subjaz à superficialidade e erróneo geral do famigerado Magalhães promovido numa Cimeira Ibero-americana qualquer, dado e tirado numa escola do interior qualquer: «O computador Magalhães é entregue aos alunos do primeiro ciclo em regime de propriedade plena, mas alguns professores já alertaram para casos em que os portáteis podem já não estar com as crianças, e ter sido cedidos ou até vendidos.Helena Amaral, professora no Agrupamento da Escola Quinta de Marrocos, em Benfica, contou à Lusa que os problemas de desaparecimento dos Magalhães "já eram esperados nalguns casos". [...] "Tenho o exemplo de uma família com três irmãos, todos receberam um computador Magalhães de borla porque pertencem ao escalão social A. Duvido que eles ainda tenham algum em casa", afirmou, lembrando que, nalguns casos, quando os professores avisam o dia em que o computador é necessário na aula, os alunos faltam sempre. "Nestes casos nós percebemos que os computadores já devem ter levado algum outro destino", disse. »

Comments

Patrícia Grade said…
Meu caro Joshua,

se eu fosse outra pessoa, com outro tipo de opinião em relação à política propagandista deste executivo governamental, dir-te-ia que a entrega de Magalhães à borliu foi como dar pérolas a porcos.
No entanto, eu já por diversas ocasiões me manifestei em relação a este assunto e a minha opinião é diversa.

Este é, de facto, um caso em que na falta dos anéis o que fica mesmo são os dedos e se a uma família sem condições económicas para adquirir seja o que for por €50 é entregue um computador grátis, será de admirar que recorram a esse elemento exterior de riqueza para alimentar as bocas que têm em casa? Isto provocará algum choque a quem quer que seja?
Admira-me muito é que pessoas a quem entregamos os destinos do nosso país, que é o mesmo que dizer, as nossas vidas; que têm a obrigação de conhecer o seu povo melhor do que ninguém e as realidades sociais que se vivem no país que governam, tenham as cabeças tão distantes e tão ingenuamente acreditam que é possivel fazer reformas do telhado para a base, sem muito trabalho e esforço. É isto que realmente me desgasta e enoja... mas isso sou eu, pedantolas e pouco dada a pensamentos realistas.

Um abraço
indomável

Popular Posts