AMARAR FELIZ NO HUDSON


É grata a sensação de, por uma vez, entre tantos exemplos fatídicos de variado grau neste tipo de acidentes, dar-se que agora passageiros e tripulantes puderam como que nascer de novo, sãos e salvos, ao que se sabe, uma amaragem de sucesso inédito na aviação comercial: o avião da US Airways que amarou de emergência sobre o rio Hudson, em Nova Iorque, ficou a flutuar nas águas gélidas, ao largo de Manhattan. Nas imagens imediatamente divulgadas, há qualquer coisa de fantástico a surdir de tanto susto: esta homologia de pato acalentando crias no dorso, quando se vêem os passageiros sobre as asas do aparelho à espera de serem resgatados pelos "ferries" que acorreram imediata e irreprensivelmente ao local. Esta companhia aérea, a US Airways, confirmou que todos os passageiros sobreviveram e que os ferimentos em alguns foram mínimos. O Airbus A-320 saíra pouco tempo antes do aeroporto de La Guardia, em Nova Iorque, com destino a Charlotte, na Carolina do Norte, com cento e quarenta e oito passageiros e cinco tripulantes a bordo, mas após a descolagem um bando de aves terá embatido no aparelho e sido sugadas pelos dois reactores, danificando-os, informação já confirmada pela autoridade de aviação civil norte-americana (FAA). O FBI diz não ter informações de que o acidente tenha sido resultado de qualquer acto de terrorismo, mas não pode ser posto de parte que a criação intensiva de aves ou a sua reprodução descontrolada nas imediações aeroportuárias, contrariando as contramedidas técnicas habituais em todos os aeroportos do mundo nesse particular, equivalha ao desígnio de uma nova forma subtil e subreptícia de terrorismo. O terrorismo avícola. Tudo é possível. Agora a sério e porque tudo está bem, danos por aves sugadas pelos motores de avião é algo de remoto, mas sempre em aberto.
kjj
Gostei de ler a propósito, no The Sydney Morning Herald: «Plunged out of the sky... passengers stand on the emergency exit chutes and wings of the plane after it crashed into the Hudson River. Bottom left, the pilot, Chesley Burnett "Sully" Sullenberger III and bottom right, FlightAware shows the plane's flight path... Mr Sullenberger walked the plane twice to verify if anyone was on board before getting out himself. The president of the Australian and International Pilots Association, Barry Jackson, said he believed this was the first successful ditching of a commercial passenger plane ever. An online forum for pilots was buzzing in the wake of the incident, with many contributers also speculating that this was the first time a passenger jet had successfully ditched. "Ditching" is an intentional emergency landing in water. It appears to happen occasionally in the military and with smaller aircraft in general aviation but is understood to be extremely rare for commercial passenger jets».

Comments

Anonymous said…
Isto não é um blogue. É uma missão.
Já me perdi por aqui uma horita.

Duas sugestões: arranja aí espaço para inserir um GPS e para uma máquina de café, para que o pessoal possa molhar a palavra...

Keep it up (alway keep a blue pill on your pocket!).

Renato
antonio ganhão said…
"esta homologia de pato acalentando crias no dorso" sinto a nostalgia de ver um talento nato desperdiçado em falta de tino.

Nem tudo o que mergulha dos céus está destinado a ser sugado pela terra ou por esta depedaçado e o mais interessante é que foi o homem que em tudo isto fez a diferença.
Anonymous said…
Ele há horas felizes!
Anonymous said…
Ora aqui o RENATO e o Implume resumiram o que eu gostaria de ter afirmado com tão poucos "adjectivos" já há um tempo acerca deste PALAVROSSAVRVS. Sim! Missão e Talento! Obrigada JOSHUA! Com isto até me esqueçi da notícia mas...como tudo acabou bem!

Vou ser arrojada! Por que não Abre um canal oficial informativo?ou se torna escritor analista Tem um curricullum mental Superior que nos deixa colados todos ao que nos mostra e tem um sentimento humano poético o que se queira...que apaixona interessa qualquer um a mergulhar a pensar neste nosso perdido mundo Chama-se a isso Pedagogia! Abraço
Peter said…
Como pai dum "chefe de cabine" da TAP, sinto-me feliz pelo desfecho e felicito o piloto CHESLEY BURNETT.
antonio ganhão said…
Helena, boa tentativa! Mas aqui o bicho nem à paulada lá vai...

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