COMMUNIQUÉS E FISIOGNOMONIA


De novo, Diógenes não encontraria, em plena luz do dia, um homem em Portugal, mas comunicados, communiqués, isso, sim, imensos. Os comunicados avolumam-se, sucedem-se, entrecruzam-se, confirmam versões, infirmam-nas, atropelam-se, sorriem, chegam tardios, ocultam e concentram em si as atenções tendo em conta o que se diz e não diz. Há rostos que se mantêm ocultos. Escondidos ao nosso olhar inquiridor. Se tais communiqués só documentais fossem gravados, filmados, poderíamos ler devidamente a fisiognomonia de Manuel Pedro, associado da Smith & Pedro, como lemos as de outros, o seu sorriso postiço, o seu ar sonso, o piscar infinito de pálpebras. Assim, resta um comunicado-papel no qual Pedro afirma que nunca procedeu a "pagamentos ilícitos" e que a única vez que se encontrou com José Sócrates foi no Ministério do Ambiente numa reunião pedida pela autarquia de Alcochete. "Nesse encontro e para além do Sr. Ministro do Ambiente, estiveram presentes os Sr. Secretário de Estado, dr. Rui Gonçalves, dois administradores do Freeport, Srs. Gary Russel e Jonathan Rawnsley; representantes do ICN e CCDR, e naturalmente o Sr. Presidente da Câmara de Alcochete, José Inocêncio", refere o empresário Manuel Pedro no seu comunicado. As palavras, as palavras. Os homens resistem com elas e com elas naufragam nos baixios dos factos, na sofreguidão com que desejam o sol e o negam a todos os demais. «Como começamos a cobiçar? Cobiçamos aquilo que vemos... todos os dias!». Não podia estar mais de acordo com o que escreve o meu caríssimo amigo João Severino: «O caso Freeport parece um polvo podre. Muitas pernas, tentáculos e cheiro nauseabundo. E alguma coisa é absurda. Partindo do princípio que não existiu nada de irregular, porque será que:- Sean Collidge, ex-patrão do Freeport, fugiu e escondeu-se?- Charles Smith, promotor do Freeport, esteve dois dias em parte incerta?- Manuel Pedro, promotor do Freeport, não aparece em lado algum?- Hugo Monteiro, primo de José Sócrates, intermediário, saiu do país?»

Comments

delirios said…
muito me honra ter alguém tão ilustre a seguir o meu blog! se encontrar algo que necessite aconselhamento, conto consigo.
um bj ao luar
antonio ganhão said…
Existe paralelo sobre o número de suspeitas que recaiem sobre um primeiro-ministro na história moderna das sociedades ocidentais?

Seria importante editar um manual com índice remessivo. Talvez Sócrates seja um pobre inocente!

Vejo que na tal reunião participou um Inocêncio... o destino é cruel nas suas ironias!
antonio ganhão said…
A minha mãe quer comprar uma casa a uma off-shore, dizem-lhe que é bom negócio! Alguém me sabe dizer se isso é bom?
Anonymous said…
Estou farto de ser um teso, apesar de me esforçar a trabalhar. Posso entrar para o PS?

Popular Posts